Holy Bodies: Um Atlas dos Corpi Santi em Portugal
Património e Conservação-Restauro
- Tipologia: Projetos I&D. Referência do projeto: 2022.01486.PTDC. Financiamento: 248K
- Duração: 36 meses (março de 2023 a março de 2026) · Em curso.
- Instituições parceiras: Universidade de Évora, Universidade NOVA Lisboa e Direção-Geral do Património Cultural
- Indicadores de Investigação no Ciência UCP · DOI
Resumo
O projeto Holy Bodies pretende chamar a atenção para os corpi santi, um tipo particular de relicário de corpo inteiro que foi profusamente enviado para os países católicos ocidentais após a descoberta das catacumbas em Roma, para promover e fortalecer a prática religiosa, pois também constituíam um sinal de poder e influência para aqueles que os encomendavam. O projeto visa estabelecer discussões abrangentes sobre o impacto que esses objetos de culto tiveram na história da arte, no ambiente cultural e na prática devocional em Portugal durante os tempos modernos. O projeto pretende comparar estudos de caso portugueses com italianos numa perspetiva multidisciplinar, reunindo especialistas em Arquivos, História da Arte, Ciência do Património, Conservadores-restauradores, bem como das humanidades digitais. Imagens 3D serão utilizadas para documentar estudos de caso e serão delineados protocolos de conservação. O HB reúne contribuições das unidades de investigação Hércules Laboratory, CITAR e CHAIA.
Os resultados obtidos serão posteriormente divulgados para fins documentais aos respetivos proprietários, uma vez que, acima de tudo, se pretende dar a conhecer o contexto histórico-artístico e o valor destas peças às entidades detentoras e gestoras destes bens, bem como a sua contextualização na história das práticas devocionais e do culto paralitúrgico da Igreja Católica no Ocidente e, em particular, em Portugal.
Investigador principal
PI - Teresa Ferreira (U.Évora/Lab Hércules); Co-PI – Eduarda Vieira (CITAR)
Equipa de investigação
Alexandra Gago da Câmara (CITAR); Ana Curto (U.Évora/Lab Hércules); Ana Manhita (U.Évora/Lab Hércules); António Camões Gouveia (CHAM); Fernanda Olival (CIDEHUS); Paula Monteiro (Monumentos E.P); Luís Piorro (Monumentos E.P.); José Saias (U. Évora); Leonel Silva (U. Évora); Joana Palmeirão (Lab. Hércules/CITAR); Tracy Ireland (U. Camberra); Nuno Santos (Seminário Maior de Coimbra/UCP).
+ Info em Ciência UCP.