Abordagem multidisciplinar da alteração, alterabilidade e conservação da escultura geomaterial de Soares dos Reis: quebrando barreiras nos paradigmas dos museus e criando valor em sociedades em mudança através da cultura
Património e Conservação-Restauro
- Tipologia: Investigação e Desenvolvimento. Programa Operacional Competitividade e Internacionalização na sua componente FEDER e pelo orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia na sua componente OE. Referência do projeto: PTDC/ART-OUT/31304/2017. Financiamento: 197K
- Duração: 36 meses (junho de 2018 a outubro de 2021) · Concluído.
- Instituições participantes: Universidade de Aveiro e Universidade do Minho.
- Instituições parceiras: CITAR (UCP), Museu Nacional Soares dos Reis (Museus e Monumentos E.P)
- Indicadores de Investigação no Ciência UCP.
Resumo
O GEO-SR foi um projeto multidisciplinar que teve como objetivo preencher uma lacuna no conhecimento científico e tecnológico sobre os componentes materiais, conservativos e simbólicos da escultura geomaterial do século XIX, em contextos museológicos através do estudo de 35 esculturas de António Soares dos Reis (1847-1889). O projeto visou responder a este desafio, através da caracterização material de esculturas de mármore, granito, gesso e argila, pertencentes principalmente ao Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, Portugal, e pela experimentação inovadora e sustentável de técnicas analíticas portáteis não invasivas, tradicionalmente utilizadas no diagnóstico de anomalias em edifícios (radiografia, termografia e UPV). Estas técnicas permitiram definir parâmetros de degradação e fragilidade de objetos escultóricos, comparando o grau de deterioração dos materiais em ambientes internos.
As informações recolhidas serão aplicadas na elaboração de métodos de avaliação inovadores, portáteis, não invasivos e mais acessíveis, tendo em mente a redefinição de novos protocolos para a conservação, exposição, armazenamento, manuseio, segurança e transporte de esculturas geomateriais.
Investigador principal
PI - Eduarda Vieira (CITAR)
Equipa de investigação
Salomé Carvalho (Co-PI) (CITAR/ M.M.E.P.); José Guilherme Abreu (CITAR); João Coroado (UA), Fernando Rocha (UA); António Mário Almeida (UM); Mário Pereira (UM)
+ Info em Ciência UCP.