Residências

A Escola das Artes acolhe Residências Artísticas para o desenvolvimento de investigação e trabalho artístico nos campos das Artes Visuais, Cinema, New Media Art e Som.

Estas iniciativas enquadram-se na ideia da Escola como um Art Center, promovendo a criação e o conhecimento contemporâneos, além da articulação entre estas e os diferentes Programas de Estudos oferecidos, criando um ambiente de partilha criativa e contaminação mútua entre artistas residentes e estudantes.

Existem 3 programas de Residências Artísticas na Escola das Artes: 

  • InResidence, em cooperação com a Câmara Municipal do Porto. Alice Miceli, Letícia Ramos, Matthew C. Wilson e Rosângela Renno foram as mais recentes residentes neste âmbito (2021, 2022, 2023, 2024).
  • Em cooperação com a Fundação Gulbenkian. Matías Piñeiro foi o mais recente residente neste âmbito (2020).
  • Programa de Residência CITAR. Todos os anos, o CITAR recebe vários cineastas e artistas para residências semestrais ou anuais, no âmbito da sua investigação artística (com o apoio da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia).

As candidaturas estão encerradas para todos os programas. Para mais informações sobre abertura de programas, residências e outras oportunidades, subscreva a nossa newsletter.

Para questões sobre a possibilidade de participar numa residência, ou para apoio na construção, avaliação ou desenvolvimento de trabalho artístico, por favor contactar pmfontes@ucp.pt

 

Contactos

Residências Artísticas

E-mail: artes@ucp.pt