RENATO CRUZ SANTOS
Renato Cruz Santos é um artista multidisciplinar natural das Caxinas, Portugal.
No seu trabalho, Cruz Santos explora maioritariamente as temáticas da memória, imaginário ficcionado e desconstrução do real.
Grande parte do seu trabalho é produzido na sua terra natal onde tem vários projectos, de longo termo, em desenvolvimento.
Trabalha activamente em várias vertentes de fotografia como jornalismo, música, teatro, dança, cinema - dividindo-se maioritariamente entre o Porto e Lisboa.
Estagiou no Público em 2014, no qual fez várias publicações.
Publicou, também, trabalho em outros jornais e revistas como Les Inrockuptibles, The Guardian, 99u, Expresso, Subbacultcha, entre outros.
Faz parte da Bind’O Peixe, associação para a preservação da memória, património e cultura nas Caxinas, onde recentemente foi curador do projecto e da exposição Ruas da Praia, resultado de um trabalho de pesquisa e de recolha de imagens oriundas de arquivos familiares junto da comunidade local.
Como fotógrafo, tem realizado algumas exposições – a última, Sístole, com o artista sonoro Duarte Ferreira, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande; colabora regularmente com a Câmara Municipal do Porto/Galeria Municipal do Porto, com a editora discográfica/promotora Lovers & Lollypops, com a Porto Design Biennale, com a Culturgest, entre outros.Tem realizado também fotografias para capas de discos e para vários livros.
Em 2020, publicou Nortada - um livro de edição de autor.
Em 2022, foi autor das fotografias da imagem da 15ª Festa do Cinema Italiano.
Exposições Solo
2023 - Sístole, com Duarte Ferreira, no Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas - Ribeira Grande.
2019 - Sístole, com Duarte Ferreira, na Galeria Brui - Ponta Delgada.
Exposições Coletivas
2023 - S16, com Duarte Ferreira, na CRL - Estação Elétrica - Porto.
2019 - Lúgubre, com Duarte Ferreira, no Via Aberta - Porto.
Publicações
2020 - Nortada
Residências
2022-2023 - Residência Artística no festival Tremor.
2022 - Residência Artística no festival Rádio Faneca, Ílhavo.
2018 - Residência Artística no festival Tremor.
CARLOS LOBO
Carlos Lobo (Guimarães, 1974) é fotógrafo, músico, investigador e programador na área da fotografia.
Professor na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, é investigador do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes. Doutor em Ciência e Tecnologia das Artes pela Universidade Católica do Porto.
Tem já várias monografias editadas, estando o seu trabalho representado em inúmeras e prestigiadas colecções de fotografia.
MAIS WORK/INFO em https://carloslobo.net/