Spring Seminar 2024 · História(s) da arte

Spring Seminar 2024 · História(s) da arte - Apresentação

Imagem: Rosângela Rennó, Experiência de Cinema, MAM, 2005. © Ding Musa

História(s) da arte
Spring Seminar 2024

 
Maio 8-10, 2024
Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa

Call for Papers: 26 de fevereiro de 2024.
Publicação dos resultados: 04 de março de 2024.
Formato: preferencialmente presencial, com número limitado de comunicações online
Línguas: inglês e português
 

Conferencistas e artistas convidados
Cyril Schäublin
Erika Balsom 
Jesus Carrillo
Joana Cunha Leal
Rosângela Rennó  

 
No final do século XX, Jean-Luc Godard elaborou suas História(s) do cinema. O trabalho do cineasta francês explicitava, através desse plural entre parênteses, que não seria mais possível pensar o cinema em uma única história. Eram várias as histórias. Definia, assim, a tônica de um pensamento para a arte, especialmente no século XXI, que este Spring Seminar irá investigar: a pluralidade na relação com a história.

O objetivo do seminário é pensar a historicidade das obras de arte depois do fim das tradições que pretendiam, de modo totalizante, fixar o seu sentido cronologicamente. Trata-se, agora, de examinar estratégias de articulação visual de uma memória subterrânea e em permanente processo de reconstrução. Por oposição a uma rejeição da história, a pergunta que se coloca é sobre as possibilidades da sua atualização crítica. O que se pode encontrar nas ruínas do passado? Apenas melancolia? Ou delas solta-se (como pensava Benjamin) a energia do presente? E que faz o presente a essas ruínas que ainda se podem escutar?

Autores como Walter Benjamin, Aby Warburg, Didi-Huberman ou Claire Bishop, entre outros, têm procurado pensar maneiras de relacionar certas práticas artísticas com o fazer da história, mas também pensado como a montagem e relação entre obras de arte afeta a sua história prescindindo de qualquer ordenação temporal. Benjamin, por exemplo, afirmava que cada obra de arte funda sua própria pré e pós-história, ou seja, não apenas se insere numa história prévia, mas inventa para si uma história, que reivindica a sua crítica.

Nas artes, a ideia de um atlas das imagens aparece por exemplo no trabalho de Akram Zaatari, que cataloga documentos, pensando a relação entre ficção e acontecimento. Ou em artistas como os Ariella Aisha Azoulay, Arthur Jaffa, Atlas Group, Dayanita Singh, Isaac Julien, Kadder Attia, entre outros, cujas práticas artísticas têm desafiado não só o modo como se conta a(s) história(s), mas contribuído para uma reformulação do modo como a(s) história(s) é construída.

No cinema contemporâneo, tem sido recalibrado o género do filme histórico, aparecendo propostas que, mais do que serem fiéis retratos museológicos, são reinvenções que confusamente libertam o tempo das tradições históricas (por exemplo, Transit, Christian Petzold; Unrest de Cyril Schäublin). Quais as operações possíveis da arte para tornar a história menos opressora e mais libertadora?

O poeta René Char já dizia que “nossa herança nos foi deixada sem testamento”. Esse verso permanece insigne para nossa experiência contemporânea. Não temos mais um testamento que determine a história: por um lado, isso pode resultar em desorientação, mas, por outro lado, oferece mais abertura dialética para se relacionar com o passado em aproximações surpreendentes. Em vez de excluir e restringir a história, trata-se de alargá-la.

Neste contexto serão aceites propostas de diferentes áreas de pesquisa (prática ou teóricas) para pensar como certas pesquisas artísticas — artes, cinema, estudos culturais, estudos de performance, filosofia, história da arte, literatura, música, sociologia da arte, entre outras — têm contribuído para alterar os modelos de construção não só da história da arte, mas de todas as narrativas históricas.

Agenda

Dez

12
II Graduate Conference on Science and Technology of the Arts
Conferência

Escola das Artes | Universidade Católica Portuguesa

Rua de Diogo Botelho 1327
Porto4169-005
Portugal
  • CITAR
  • Conferências
  • Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes
  • Doutoramento em Conservação e Restauro de Bens Culturais
  • Homepage
13
Filmes Como Sementes · Sílvia das Fadas · Cineclube EA
Cinema

Auditório Ilídio Pinho

Porto4150
Portugal
  • Ciclos de Cinema
  • Cinema
  • Homepage