Art + Tech x Cosmos =
Concertos, conferências, exposições e performances
Curado por Joasia Krysa, Nuno Crespo and Daniel Ribas
Fevereiro - Maio 2026
A interseção entre arte e tecnologia tem sido objeto de interesse em vários momentos da história — desde a invenção de ferramentas antigas e máquinas industriais até o surgimento da cibernética, da Internet e dos mais recentes avanços em IA e computação quântica. É particularmente interessante observar como novos entendimentos, narrativas e conhecimentos emergem quando a arte e a tecnologia convergem — insights que nenhuma das duas áreas poderia alcançar sozinha, de forma isolada.
É crucial reconhecer, no entanto, que a tecnologia nunca é uma força neutra; ela está sempre entrelaçada e moldada pelas formas como uma cultura compreende o seu mundo e as suas formas de vida — o seu cosmos. Essa abordagem tornou-se ainda mais relevante na era atual da Inteligência Artificial para desafiar a força homogeneizante do universalismo tecnológico ocidental. Em vez disso, propõe uma compreensão pluralversal baseada em diversas tradições culturais e metafísicas, ou seja, a tecnodiversidade — a multiplicidade do imaginário tecnológico, moldada por histórias culturais, mitos e visões de mundo distintas.
Arte + Tecnologia x Cosmos = explora essas ideias através de múltiplas perspetivas culturais e narrativas não lineares. Com base em epistemologias derivadas da cosmotecnia, do afrofuturismo, do tecnofeminismo e muito mais, o programa explora como a arte e a tecnologia estão interligadas, como as práticas criativas respondem à crescente complexidade do mundo e como histórias e futuros diversos convergem para gerar novas formas. Como o título sugere, o programa adota uma abordagem cosmológica, envolvendo-se com o pensamento tecnológico não ocidental e realidades multidimensionais partilhadas.
O programa reúne artistas, tecnólogos criativos, curadores, escritores e pensadores com contribuições que abrangem várias constelações temáticas: desde o espiritual e o mítico, infraestruturas sociotecnológicas e lógicas (des)coloniais, até futuros especulativos. Através destas contribuições, o programa explora o potencial para remodelar a forma como pensamos sobre a criatividade humana e não humana, como experimentamos a convergência da arte e da tecnologia e como as suas possibilidades imaginativas podem inspirar novas práticas culturais e mundos.
Nota biográfica Joasia Krysa
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Joasia Krysa é curadora e professora de Investigação em Exposições na Liverpool School of Art and Design, com um cargo adjunto na Bienal de Liverpool. Foi curadora-chefe da 2.ª Bienal de Helsínquia (2023) e co-curadora da 9.ª Bienal de Liverpool (2016) e da DOCUMENTA 13 (2012). Trabalhando na intersecção entre arte e tecnologia, o seu trabalho curatorial foi apresentado em importantes instituições internacionais, incluindo o Whitney Museum of American Art de Nova Iorque, o KANAL Centre Pompidou de Bruxelas, o ZKM Center for Art and Media de Karlsruhe, o Museu de Arte de Helsínquia e a Tate Modern de Londres. As suas publicações recentes incluem os livros Curating Intelligences: Reader on AI and Future Curating (London Open Humanities Press 2025) e Helsinki Biennial: New Directions May Emerge (Helsinki Art Museum 2023), um capítulo na Bloomsbury Encyclopaedia of New Media Art (Londres 2025) e o próximo The Routledge Companion to Art and Technology (Londres/Nova Iorque 2027). |