Mark Peranson

Mark Peranson foi Diretor de Programação do Festival de Cinema de Berlim e editor da revista Cinema Scope. Foi ainda membro do comité de seleção do Festival de Cinema de Locarno de 2010 a 2018 e, de 2013 a 2018, foi Diretor de Programação. Realizou, em 2013, La última película (com Raya Martin) e, em 2008, Waiting for Sancho.
François Piron

Curating films exhibitions: the case of Sarah Maldoror
Pouco depois do seu falecimento em 2020, surgiu a ideia de trazer os filmes de Sarah Maldoror para uma exposição, uma vez que ela nunca teve uma retrospetiva cinematográfica em vida. A transição/tradução do cinema para a sala de exposição levantou várias questões e decisões curatoriais, entre elas a de como a imaterialidade da projeção na “caixa negra” pode tornar-se material no “cubo branco” e começar a dialogar com outros elementos, como, sem uma ordem específica: pinturas, esculturas e documentos de arquivo. Tratar o filme como material no espaço físico da exposição, onde os corpos dos visitantes estão em movimento e lhes é permitido falar, é um desafio que altera as relações de tempo e espaço, bem como as formas individuais e sociais de captar a atenção.
Curador no Palais de Tokyo desde 2020, François Piron é também crítico de arte, editor e professor. Co-fundou vários espaços culturais: Les Laboratoires d’Aubervilliers, que co-dirigiu entre 2000 e 2006, e castillo/corrales em Paris entre 2007 e 2015. É também um dos fundadores da editora Paraguay. Recentemente, curou as exposições Toucher l’Insensé [Approaching Unreason] (2024), Sarah Maldoror: cinéma tricontinental (2021, co-curada com Cédric Fauq), que viajou do Palais de Tokyo para Lisboa e Luanda, e que agora está em exibição no Wexner Center for the Arts nos Estados Unidos, assim como a exposição Exposed (2023), em colaboração com Élisabeth Lebovici e Clément Raveu.