Já é longa a lista de filmes de alunos e alumni da Escola das Artes que têm vindo a integrar a programação de festivais nacionais e internacionais de cinema. Mais recentemente, foram selecionados para competição quatro filmes produzidos pelos alunos Jorge Duarte, aluno do primeiro ano do Mestrado em Cinema, Francisca Dores, aluna do segundo ano do Mestrado em Cinema, Diogo Pinto, alumnus de Licenciatura em Som e Imagem, e Leonor Faria Henriques, alumna de Licenciatura em Som e Imagem.
Os filmes selecionados são:
- “A Lagartixa Cor de Laranja” (Jorge Duarte) e “How to be a candid woman” (Francisca Dores) estarão em competição no “FEST – FESTIVAL NOVOS REALIZADORES” – a decorrer em Espinho, de 19 a 26 de junho de 2023;
- “A Ânsia” (Diogo Pinto) estará em competição no “CORTI A SUD”, em Polla, Salerno, Itália, de 25 e 26 de junho de 2023, e no “FESTIVAL ANGAELICA” em Pasadena, Estados Unidos da América, de 3 a 13 de agosto de 2023;
- “Rua do Caneiro” (Leonor Faria Henriques) estará em competição no “NEW YORK PORTUGUESE SHORT FILM FESTIVAL” – a realizar-se em New York, Estados Unidos da América, a 29 de junho de 2023.
A Lagartixa Cor de Laranja
Animação, 4:13
Realização: Jorge Duarte
Sinopse: Esta é a história de uma lagartixa cor de laranja. Apesar de não ser muito diferente, esta lagartixa era excluída pelos da sua espécie devido à sua cor. Abandonada numa noite de trovoada, a lagartixa encontra abrigo numa estranha rã, na qual cria uma amizade improvável.
How to be a candid woman
Experimental, 5:16
Realização: Francisca Dores
Sinopse: Crítica à representação e educação das mulheres, ao longo dos anos, através do cinema e dos meios de comunicação social.
A Ânsia
Ficção, 16:00
Realização: Diogo Pinto
Sinopse: A chegada de Andreia vem desassossegar a relação de Ana e João e despertar desejos adormecidos.
Rua do Caneiro
Animação, 3:30
Realização: Leonor Faria Henriques
Sinopse: O Caneiro é uma rua esquecida. Mas mais que isso é um lugar mágico de festa e comunidade. É uma memória guardada nos corações dos seus habitantes que se eterniza nesta carta de amor animada para um avô.