Maria Aguiar, professora da EA, participou na produção do Catálogo Raisonné da pintora Aurélia de Souza, que acaba de ser lançado em formato digital.
O Catálogo Raisonné contou com a Universidade Católica Portuguesa no Porto como instituição parceira e já se encontra disponível online, constituindo uma das atividades realizadas no âmbito da evocação do centenário da sua morte.
Em 2020, o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) e o Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa (IHA-UNL), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa no Porto, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Câmara Municipal do Porto, lançaram-se na tarefa de identificar, catalogar e fotografar toda a obra conhecida da pintora Aurélia de Souza.
O levantamento e estudo da obra completa de Aurélia foi desenvolvido ao longo dos últimos três anos, por uma equipa de trabalho coordenada pela Historiadora de Arte, Raquel Henriques da Silva (IHA-UNL) e composta pela Conservadora Ana Paula Machado (MNSR), pela Conservadora-Restauradora Maria Aguiar (CITAR-UCP) e pela Historiadora de Arte Elena Komissarova (IHA-UNL).
O trabalho contou, ainda, com o apoio do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa, Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Matosinhos, Universidade do Porto, Laboratório HERCULES – Universidade de Évora, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Laboratório José de Figueiredo, e de numerosos colecionadores privados, sobretudo os familiares da pintora, e o mecenas do projeto, a Fundação Millennium bcp
Para mais informações, visitar a página do Museu Nacional Soares dos Reis.