O Porto/Post/Doc: Film & Media Festival 2024 arrancou no dia 22 de novembro com um programa que se estende até 30 de novembro, integrando sessões e várias atividades nos diferentes espaços culturais da cidade.
Na sua 11.ª edição, a programação competitiva do festival integra duas produções da Escola das Artes. Os filmes ‘Gardunha’, de Ana Vilela da Costa, e ‘Uma Crosta de Ferro’, de Vasco Barbedo, competem na secção Cinema Novo.
A Competição Cinema Novo reúne um conjunto de curtas-metragens que refletem o talento emergente de estudantes portugueses e internacionais que estudam em Portugal.
Gardunha foi exibido hoje, dia 26 de novembro, e Uma Crosta de Ferro será exibido amanhã, no dia 27 de novembro, às 15h15. As sessões decorrem no Passos Manuel.
Integrada na programação do Porto/Post/Doc: Film & Media Festival 2024, realiza-se no dia 27 de novembro, às 18:30, uma masterclass orientada pela realizadora Salomé Jashi, no Áuditório Ilídio Pinho. A entrada é livre.
Este ano, o tema central do festival é “O Movimento dos Povos”, uma reflexão crítica sobre o futuro da Europa e os seus valores democráticos, com um programa que se prolongará até 2026.
A lista completa de filmes em competição pode ser consultada no site do festival.
"GARDUNHA" de Ana Vilela da Costa (Ficção, 18 minutos)
Sinopse:
Numa área rural distante, uma mulher em fuga tem um encontro sobrenatural envolto em sons enigmáticos. À medida que se vai embrenhando naquela realidade, vê-se confrontada com fenómenos inesperados que a sua mente racional não consegue compreender.
"UMA CROSTA DE FERRO" de Vasco Barbedo (Documentário, 20 minutos)
Sinopse:
Um diálogo ambientado numa zona industrial algures no Norte de Portugal. O ouvinte, de nacionalidade portuguesa, coloca as perguntas, e recebe as respostas do interlocutor, de nacionalidade brasileira. Reflexão sobre o trabalho fabril, a indústria, o esforço do trabalhador, a poluição e o papel do imigrante na nossa sociedade.