Love or Theft · Audiovisual Essay Seminar

Segunda-feira, May 27, 2024 - 14:39
Audiovisual Essay - final Homepage

Love or Theft
Um seminário sobre ensaio audiovisual

4 junho, 2024 · 14h30-19h30
Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa
Entrada Livre

Na última década, o ensaio audiovisual tornou-se uma das formas mais significativas de produção de conhecimento nas áreas de cinema e estudos de média. Pensar e conceptualizar com e através de imagens em movimento e sons é um passo essencial para reconhecer a singularidade do cinema como um meio estético e político poderoso. Este seminário pretende ser um espaço anual para discutir as definições e desenvolvimentos do ensaio audiovisual como formato, seja como ferramenta pedagógica, como metodologia de produção de ciência ou como difusão de conhecimento científico. Nesta primeira edição, discutiremos o formato e as diferentes agendas em jogo com alguns profissionais. Como escreveu Thomas Elsaesser:“Taking advantage of (…) the ease of access to films of all genres and periods, and their abundance online, video essay authors can work on the images and sounds themselves and they allow the film fragments not only to speak for themselves but to think cinema with their own sounds and images (…). In a short space of time, a substantial body of work in this new genre has emerged, with its own rules, reflections and reigning champions.”

Keynote Speaker
Kevin B. Lee

Convidados
Luís Azevedo, Ricardo Vieira Lisboa, Tiago Baptista

Inclui uma sessão de ensaios audiovisuais.

Uma organização conjunta do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes e o LabCom (UBI).

Um seminário em memória de Thomas Elsaesser (1943-2019).

Mais informações AQUI.