"Explorando novos horizontes da pesquisa em Estudos Visuais de Comunicação" é tema de seminário do CITAR

Quarta-feira, Janeiro 29, 2025 - 17:13

No próximo dia 3 de fevereiro, Fernando R. Contreras, professor de Estudos Visuais e Cibercultura e Presidente do Departamento de Jornalismo da Universidade de Sevilha, irá conduzir um seminário na Escola das Artes, sob o tema "Explorando novos horizontes da pesquisa em Estudos Visuais de Comunicação". O evento realiza-se às 18:00, na sala EC132 A.

A conferência apresentará os principais fundamentos teóricos que compõem a metodologia de investigação a partir dos Estudos Visuais. A significação do objeto visual é descodificada via uma hermenêutica centrada na descoberta do gesto original do seu criador. A pesquisa da visualidade através de regimes escópicos não consiste em estabelecer o perfil personalizado da produção visual como objetivo final, nem em descrevê-la nos seus detalhes formais, mas em compreender as relações com o seu contexto determinado pela natureza, pelo lugar do objeto e pelo seu tempo. A visualidade tem sido tradicionalmente reconhecida por seu valor estético, sendo causa de exclusão de inúmeros objetos sensíveis não artísticos. Para os Estudos Visuais existem outras considerações relevantes: a consciência variável da impressão visual, o controle do espaço visual, a fenomenologia da visibilidade ou a existência de uma genealogia de imagens. A partir da articulação interdisciplinar das principais teorias no campo da pesquisa visual, esta conferência visa sintetizar os debates mais relevantes que explicam a composição orgânica do regime escópico. Entre as conclusões destacaremos a força desmedida do legado visual caracterizado pela trama histórica, social e política da cultura. Este estudo destaca a importância de conhecer o social racional a partir do intersubjetivo visual, ou seja, a partir do tecido articulado pelas subjetividades incomensuráveis ​​dos olhares individuais.


Fernando R. Contreras é Professor de Estudos Visuais e Cibercultura e Presidente do Departamento de Jornalismo da Universidade de Sevilha. Diretor do Grupo de Investigação em Tecnologia, Arte e Comunicação do Plano Andaluz de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (PAIDI HUM 868). O seu trabalho de investigação centra-se nos Estudos Visuais e na Filosofia da Arte e da Comunicação. É doutorado em Filosofia, doutorado em Ciências da Informação e licenciado em Belas Artes (Desenho e Gravura). Estudou design industrial e design audiovisual. A sua investigação mais recente explora a destruição política de imagens (iconoclastia), a visualidade dos movimentos activistas e a mediação digital em visão computacional. Interessa-se pelo desenvolvimento teórico da visualidade numa perspetiva interdisciplinar e pela experimentação nos domínios da filosofia, da semiótica ou da arte sobre fenómenos (iconodulia, fetichismo, idolatria) e objectos visuais (relíquias, monumentos ou paisagens urbanas). Foi professor convidado em numerosas universidades em França, no Reino Unido, em Portugal, em Itália, na Alemanha e na América Latina.

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1105-5800.

Próximos Eventos

14
Abr
09:00
07
Maio
15:15