A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa volta a ter uma grande participação num dos maiores festivais de cinema portugueses. Desta vez, no Indielisboa que decorre de 21 de agosto a 6 de setembro. Os alunos da EA estão presentes nas competições Novíssimos, IndieJúnior e no Fundo de Apoio ao Cinema, onde concorrem também projetos de professores e alumni da EA.
Na competição Novíssimos, dedicada a filmes de escola e primeiros filmes, estão duas produções da EA: Party Tattoos, projeto de conclusão de licenciatura de Teresa Sandeman, e Poente, um filme que Vasco Trabulo Bäuerle realizou no primeiro ano do Mestrado em Cinema, cujo projeto já tinha sido apresentado no Fundo de Apoio ao Cinema do Indie em 2020. Na competição IndieJúnior, dedicada a cinema para jovens e crianças, está o filme Nada se Perde, projeto de fim de licenciatura de Leonor Faria Henriques.
No Fundo de Apoio ao Cinema 2021, iniciativa complementar de apoio à pós-produção de filmes portugueses do qual a EA volta a ser parceira, será apresentado fora de competição Um Longo Fim-de-Semana, projeto do aluno de segundo ano do Mestrado em Cinema Sérgio Roo. Na competição do Fundo estarão ainda os filmes Aos dezasseis, do professor da EA Carlos Lobo, e Saturno, dos alumni da EA André Guiomar e Luís Costa. Os dois filmes forma produzidos pelas produtoras Olhar de Ulisses e Cimbalino Filmes, ambas fundadas por alumni da EA.
Cursos nesta área
PARTY TATTOOS
(Doc., 7:56, PT, 2020)
Realização: Teresa Sandeman
(EN) If birthdays are celebration, cake and candles, they are also a ritual of image production that we archive in the expectation of meeting again in posterity. This film is a short documentary about the re-encounter with these images. What they revealed, and surprisingly, the thoughts they provoked.
POENTE
EVENTIDE
(FIC, 11', PT, 2021)
Realização: Vasco Trabulo Bäuerle
(PT) Rafa pressente uma despedida eminente, lembrando lugares passados, encontros e conexões fátuas.
(EN) Rafa senses an eminent farewell, remembering bygone places, encounters and fleeting connections.
NOTHING IS LOST
(Ani., 04:05, PT, 2020)
Realização: Leonor Faria Henriques