Centro de Conservação e Restauro responsável pela recuperação dos espólios de pintura, escultura e mobiliário do Santuário de Fátima

Quarta-feira, Fevereiro 4, 2015 - 14:27

 

O Centro de Conservação e Restauro (CCR) da Universidade Católica iniciou, no dia 2 de Fevereiro de 2015, a intervenção de conservação e restauro do conjunto de mobiliário do Santuário de Fátima, contando com uma equipa de 6 conservadores-restauradores, que estarão a trabalhar no local até meados do mês de Maio. Este conjunto de obras inclui o arcaz e 2 armários da Sacristia, o arcaz da Galeria sul e as balaustradas dos confessionários das capelas laterais, bem como das capelas tumulares da Basílica.

Também no local, durante o mês de Fevereiro, será intervencionada a tela do altar-mor da Basílica, representando a “Glorificação da Virgem”.

Nas Oficinas do CCR encontram-se, ainda, um conjunto de 5 pinturas sobre tela – “Nossa Senhora do Rosário de Fátima”, “Visão do Papa Sofredor e apelo à oração”, “Jacinta entre o rebanho”, “Os videntes encontram uma corda com que fazem o silício” e “D. José lendo o veredicto sobre as aparições” - bem como 4 esculturas em madeira policromada – “Cristo na Cruz”, “Nossa Senhora de Fátima”, “Menino Jesus de Praga” e “São José com o Menino”.

O Centro de Conservação e Restauro integra, deste modo, o grupo de empresas responsáveis pelo processo de reabilitação da Basílica de Nossa Senhora de Fátima, ficando sob a sua responsabilidade a recuperação dos espólios de pintura, escultura e mobiliário.