Estão abertas as candidaturas para a Assembleia Europeia de Estudantes 2025 até ao dia 1 de dezembro.
A quarta edição da Assembleia Europeia de Estudantes irá reunir estudantes universitários das várias alianças de universidades europeias, com o objetivo de debater e elaborar recomendações políticas sobre oito tópicos relacionados com o futuro da Europa.
A assembleia terá lugar no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, de 26 a 28 de maio de 2025.
Os temas em debate serão a saúde mental; clima e políticas ambientais; inteligência artificial; inovação; educação; habitação; desigualdades; e diversidade.
Porquê participar?
Participar neste evento traz aos alunos a oportunidade de:
-Representar as vozes de estudantes de diferentes países, áreas científicas e graus de ensino
-Colaborar com colegas de outras Alianças de Universidades Europeias para fortalecer a comunidade estudantil na Europa
-Contribuir para a criação de processos que visam reduzir o distanciamento entre os cidadãos europeus e os decisores políticos.
-Interagir com a política europeia e contribuir para a regeneração da democracia a vários níveis – local, nacional e europeu.
Quem pode candidatar-se?
Podem candidatar-se estudantes de qualquer nacionalidade, área de estudo, ou grau de ensino (a partir do segundo ano da licenciatura até ao doutoramento), desde que façam parte de uma das 64 Alianças de Universidades Europeias. Os estudantes da Universidade Católica Portuguesa são elegíveis, dado que a UCP faz parte da Transform4Europe.
Antes de fazer a candidatura, os alunos devem ler o regulamento cuidadosamente.