Call for Abstracts: Ink and Motion #2

Quarta-feira, Novembro 29, 2023 - 11:41
Ink and Motion 2

Ink and Motion #2 Re[volution]
International Conference on Animation and Comics
21 – 23 Março · Porto, Portugal
 
Call for Abstracts: 16 de Fevereiro de 2024

 

Esta conferência pretende constituir uma plataforma interdisciplinar pioneira em Portugal para um diálogo profícuo entre as áreas da Animação e da Banda Desenhada. Respondendo ao crescente interesse artístico e académico por estes dois meios e aos novos desafios conceptuais, práticos e teóricos que colocam, sentimos a necessidade de proporcionar um espaço para académicos e artistas partilharem ideias sobre estes assuntos. Estas são áreas muito dinâmicas e, por vezes, pouco reconhecidas nas artes, embora frequentemente se encontrem subjacentes a algumas das produções cinematográficas de maior sucesso do nosso tempo. Como tal, estão a mover-se cada vez mais para a consciência dominante e a atrair um grande público e sucesso crítico.

Este ano o nosso objetivo é alargar o âmbito da conferência para, não só explorar as interseccionalidades entre Animação e Banda Desenhada, mas também incluir outras formas de expressão artística (ou seja, videojogos, fotografia, cinema live-action, música, etc.). Para atingir estes objetivos, esta edição da conferência pretende reunir oradores nacionais e internacionais, especialistas em vários métodos de storytelling, para discutir novos caminhos e cruzamentos intermediáticos trazidos pelas recentes mudanças de paradigma tecnológico.
 

Chamada para contribuições.

A segunda edição da conferência terá lugar na primavera de 2024, altura em que Portugal comemorará o 50º aniversário da Revolução dos Cravos. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para refletir sobre o tema da revolução no seu sentido mais amplo. Por um lado, evoca ideias de uma ruptura na continuidade, um desafio à ordem estabelecida onde ocorre uma reestruturação dos sistemas de poder. Revolução é também um termo que pode ser aplicado nos estudos dos meios de comunicação quando se pensa nas transformações que têm ocorrido no ecossistema das imagens em movimento desde o final da década de 1990, quando começámos a ver novas e excitantes ligações entre os meios de comunicação anteriormente separados. Finalmente, se olharmos para a etimologia do termo – revolução contém em si a ideia de movimento, um processo de rotação em torno de um eixo. Hannah Arendt, na sua obra Sobre a Revolução (1963), escreveu que o nosso conceito moderno do termo está “inextricavelmente ligado à noção de que o curso da história começa subitamente de novo, que uma história inteiramente nova, uma história nunca conhecida ou contada antes, está prestes a desenrolar-se” (Arendt, 1963: 28). Esperamos que Ink and Motion #2 Re[volution] fomente a pesquisa e a discussão sobre tais histórias e convidamos você a pensar na Animação, na Banda-Desenhada e nas conexões intermediáticas que estas estabelecem com outras formas de arte como meios de contar histórias que podem ser explorados através dos referidos aspetos – sociopolíticos, históricos e tecnológicos.
 

Chamada abstracts: até 16 de Fevereiro de 2024

Temas:

Política e memória visual: representando revolução(ões) através da animação e da banda-desenhada:
• Animação e Memória
• Animação e Arquivo
• Animação e interrupção
• As propriedades revolucionárias das imagens animadas
• Animação política
• A Revolução dos Cravos na Animação e na Banda Desenhada
• Caricaturas políticas

A animação como meio de emancipação: narrativas identitárias, decoloniais e ecológicas:
• Pós-memória
• Memória coletiva e nostalgia na animação
• Discursos Coloniais/Decolonialistas Mundiais em Animação/Descolonização através da prática da Animação como pesquisa
• Animação Indígena
• Animação Feminista/Queer
• Subversão e resistência na Animação Autoral: Como recuperar a agência sobre narrativas de poder
• Estética punk e revolução (por exemplo, hopepunk, etc.)
• Ecologia e Animação
• Animação e o Antropoceno/ Animando a perspetiva não-humana/ Pós-humanismo

Animação e o “Entre”: Novos Paradigmas Tecnológicos e Interseções:
• Viragens tecnológicas
• Viver o futuro com IA (ameaças, perspetivas e a revolução que ela pode trazer)
• Intermedialidade: da banda-desenhada à animação, animação e videojogos, etc.
• Animação Experimental, Hibridização e Novas Mídias

Outros tópicos são bem-vindos.
 

PROPOSTAS:

As propostas deverão ser enviadas para skunz@ucp.pt até 16 de Fevereiro de 2024 e incluir título do artigo, resumo expandido em inglês (700 palavras), nome, endereço de e-mail, afiliação institucional e uma breve biografia (máximo 100 palavras), mencionando investigação corrente. Os candidatos serão informados do resultado das suas candidaturas o mais rapidamente possível.



COMITÉ ORGANIZATIVO:
Bruno Leal, CIEBA - Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (PT)
Ekaterina Cordas, CECC - Universidade Católica Portuguesa (PT)
João Apolinário Mendes, CITAR - Escola das Artes UCP (PT)
Sahra Kunz, CITAR - Escola das Artes UCP (PT)

Últimas Notícias

Próximos Eventos

18
Abr
09:30
18
Abr
18:30