Apresentação dos oito filmes do curso EA/Gulbenkian

Quarta-feira, October 11, 2023 - 15:18

A 8 de outubro de 2023, no Auditório 3 da Fundação Calouste de Gulbenkian, realizou-se uma sessão de cinema privada, que apresentou os oito filmes que resultaram do curso que a Fundação organizou com a Escola das Artes entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023.

A Formação Avançada em Cinema e Televisão juntou oito realizadores emergentes (de uma call a que responderam mais de 200 candidatos), que, ao longo de vários meses, passaram pelas diferentes fases da produção de um filme. Ao longo deste tempo, eles foram acompanhados por diversos tutores das diversas áreas criativas do cinema e da televisão: Pedro Lopes, Graça Castanheira e Nuno Artur Silva (argumento), Luís Urbano (produção), José Vasco Carvalho (som), João Rui Guerra da Mata (direção de arte), Rui Poças (direção de fotografia), Mariana Gaivão (montagem) e Andreia Bertini (correção de cor).

Passaram também pelo curso, como tutores convidados, realizadores celebrados como Celine Sciamma, Lucrecia Martel e Atom Egoyan. O grupo teve ainda o acompanhamento artístico contínuo de João Canijo e Marco Martins.

Estes são os oito filmes produzidos:

• Crua + Porosa, Ágata Pinho
  • Gardunha, Ana Vilela da Costa
  • Na Galáxia Solar, Clara Jost
  • Cleópatra & António, Diogo Bragà
  • Pedra Seca, Luísa Mello
  • Chuvas de Verão, Mário Veloso
  • The Illusion Of An Everlasting Kiss, Marta Sousa Ribeiro
  • Maria Henriqueta Esteve Aqui, Nuno Pimentel

Os oito filmes irão agora iniciar o seu percurso nos festivais, aguardando ainda a sua estreia mundial.

Set