O Estrangeiro
Programa de Concertos, Conferências, Exposições e Performances 2025
06 mar às 18:30
Frederico Pedreira
Caros Desconhecidos
Conferência
Auditório Ilídio pinho
Um exilado político deambula numa cidade estrangeira. Avista um polícia amável e solícito que em nada se parece com os polícias do seu país. Aparentemente. Uma pequena vila algures no interior de Portugal prepara-se para a iminente chegada de numerosos refugiados de guerra. Um escritor prepara um livro cujo título poderá não passar de uma promessa de boas intenções: Caros Desconhecidos. Até que ponto hospitalidade pode soar a hostilidade?
O Estrangeiro
O programa anual de concertos, conferências, exposições e performances 2025, organizado pela Escola das Artes e pelo CITAR, procura discutir a questão do Estrangeiro, com curadoria de Djaimilia Pereira de Almeida, Daniel Ribas, José Alberto Gomes e Nuno Crespo.

Frederico Pedreira é poeta, romancista, ensaísta e tradutor. O seu livro Uma Aproximação à Estranheza, baseado na sua tese de doutoramento, recebeu o Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura de Ensaio em Humanidades. O romance A Lição do Sonâmbulo venceu o Prémio de Literatura da União Europeia (2021) e o Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz, tendo sido publicado na Bulgária, Croácia, Sérvia, Hungria e Macedónia. Publicou Coração Lento, livro de poesia distinguido com o Prémio Autores SPA (2022), o romance Sonata para Surdos (2024) e À Solta no Exército de Salvação (2025). Traduziu, entre outros, livros de poesia de W. B. Yeats, Dylan Thomas e Louise Glück, ensaios de G. K. Chesterton e George Orwell, contos de Katherine Mansfield e numerosos contos e romances de autores como Dickens, Swift, Wells, Hardy, Melville, Woolf e Banville.