Flávio Cerqueira

Quinta-feira, May 23, 2024 - 18:30 to 20:00

Auditório Ilídio Pinho

Porto
Portugal
Show map

 

23 MAI 2024, 18h30 

Flavio Cerqueira, um escultor de significados
Auditório Ilídio Pinho


Em Flavio Cerqueira, um Escultor de significados, o artista e professor brasileiro irá apresentar um panorama da sua trajetória artística de 15 anos. 
Abordará os seus processos criativos e da produção da escultura em bronze, além das questões conceituais e simbólicas que traz na sua poética.
O artista irá começar a sua fala contando a sua primeira experiência em uma residência artística e o seu primeiro atelier na cidade de Lisboa, em Portugal, e como isso influenciou sua carreira.

Flávio Cerqueira

©RomuloFialdini

Flávio Cerqueira
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil. É doutorando em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista-UNESP. Trabalha com os processos tradicionais de fundição em bronze e tem a figura humana como protagonista de sua poética.
A sua obra explora, de maneira única, narrativas pessoais, históricas e por vezes ficcionais para problematizar questões de classe, identidade, raça e gênero. A presença de objetos do cotidiano, como espelhos, livros, sinalização de trânsito ou escritas de pichação cria tensão com as figuras humanas de bronze fora de escala em uma tentativa de desfocar as fronteiras entre a escultura, o espaço arquitectónico e o espectador. Cerqueira usa a escultura como ferramenta para imobilizar o instante, o momento do fragmento de uma ação, onde o espectador se torna coautor na produção de significados para dizer que a narrativa tem um início com finais diferentes. O seu trabalho tem sido destaque em inúmeras exposições coletivas no Brasil e no exterior, incluindo, principalmente, Histórias Afro Atlânticas, National Gallery of Washington (2022) The Museum of Fine Arts Houston (2021), MASP – São Paulo, Brasil (2018); Queermuseu, Santander Cultural, Porto Alegre, Brasil (2017); South / South Let me Begin again, Goodman Gallery Cape Town, África do Sul (2017). 10ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Brasil (2015); Resignification, Museu Stefano Bardini, Florença, Itália (2015);
As suas obras podem ser encontradas em importantes coleções do Brasil, como Instituto Inhotim, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Museu Afro Brasil, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) entre outros.

Programa de Conferências, Performances e Concertos 2024

 

Próximos Eventos

03
Jun
18:30
04
Jun
14:30