Universidade Católica Portuguesa - Porto
Published on Universidade Católica Portuguesa - Porto (https://artes.porto.ucp.pt)

Home > Licenciatura em Cinema

Licenciatura em Cinema

[1]

 

A nova Licenciatura em Cinema da Escola das Artes oferece uma formação diferenciadora na área da produção cinematográfica. Tem como principal objetivo formar perfis artísticos e profissionais criativos e com cultura de pensamento crítico, preparados para uma carreira relevante no campo do cinema e das artes. Propomos um modelo inovador de ensino através de projeto.

As diferentes etapas e funções (pré-produção, escrita de argumento, direção de fotografia, direção de arte, direção de atores, produção, pós-produção de som e de imagem, e, claro, realização) são abordadas sob prismas artísticos, técnicos e tecnológicos. 
 
O corpo docente é constituído por professores das áreas teóricas e práticas, mas também por profissionais, artistas e realizadores de renome no panorama nacional e internacional da produção fílmica, que orientam unidades curriculares específicas.

 

Características distintivas:

  • Licenciatura centrada em desenvolvimento de projetos, em grupo, permitindo a aquisição das diferentes competências artísticas e técnicas do cinema: documentário, ficção, ensaios audiovisuais, entre outros.
  • Acompanhamento técnico e artístico com realizadores e profissionais das diferentes áreas do cinema: João Salaviza, Rui Poças, João Braz, Salomé Lamas, Diogo Costa Amarante, Gabriel Abrantes, João Canijo, Luís Urbano, Paulo Américo e Mariana Ricardo.
  • Excelentes instalações e equipamentos profissionais de cinema, incluindo captação e pós-produção de imagem e som (mais informações aqui [2])
  • Orçamento de produção para o projeto final

 

 

Principais objetivos de aprendizagem:

  • Adquirir conhecimentos técnicos e artísticos do processo de pré-produção, produção e pós-produção de uma obra audiovisual.
  • Desenvolver competências técnicas e artísticas nas áreas de realização, produção, direção de fotografia, argumento, direção de som, direção de arte e pós-produção.
  • Desenvolver conhecimentos e competências estéticas para a criação de uma obra audiovisual.
  • Adquirir e desenvolver conhecimentos sobre o mercado cinematográfico e artístico, e a sua distribuição e marketing.
  • Compreender criticamente a história da arte e do cinema como forma de sustentar uma cultura visual informada.
  • Desenvolver capacidades para a crítica e análise de obras cinematográficas.
  • Adquirir um conhecimento informado sobre os diferentes géneros, estilos e cinematografias e a sua interligação com a prática.
  • Desenvolver um pensamento estruturado sobre as grandes questões da história e do pensamento humano, que se possam refletir numa criação audiovisual.
     

Saídas profissionais:

Perspetivas de carreira e áreas de emprego:

  • produção de cinema, numa ou mais das suas vertentes:
    • realização
    • produção
    • direção de fotografia
    • direção de som
    • pós-produção (imagem / som)
    • escrita de argumento
  • produção artística com forte ênfase em trabalhos de imagem em movimento;
  • produção audiovisual freelance, nas suas diversas componentes:
    • captação de imagem / direção de fotografia
    • pós-produção de imagem / som
    • produção

NOTA: Atendendo à situação de pandemia e à imprevisibilidade da sua evolução, os programas da Escola das Artes para o ano letivo 2020/21 sofrerão adaptações quanto à forma da sua frequência - à distância, presencial ou mista - cumprindo rigorosamente todas as orientações da DGS. No entanto, previlegiar-se-á claramente, sempre que possível, o regime presencial.

 

[3] [4]

Download brochura formato mobile

Download brochura formato A5

 

Como e porquê prosseguir estudos?

A licenciatura garante o desenvolvimento das competências necessárias para ingresso no mercado de trabalho. No entanto, para ampliar capacidades e aceder a oportunidades mais avançadas ou diversificadas, aconselhamos o aluno a complementar e aprofundar a sua formação, através do Mestrado em Som e Imagem [5], Mestrado em Cinema [6] ou Mestrado em Fotografia [7].

 

Condições de acesso:

  • Realizar pré-requisito de aptidão vocacional
  • Ser titular de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente
  • Ter realizado pelo menos uma das provas de ingresso indicadas, nas áreas de: Desenho | Filosofia | História | História da Cultura e das Artes | Português | Matemática A

Acreditação:

  • Acreditado pela A3ES [8] com o nº de processo NCE/19/1900215 [9]
  • Registado na DGES [10] com a ref. R/A-Cr 65/2020 [11]

 

Afiliações:

  • FECA - Federação de Escolas de Cinema e Audiovisual [12]
  • ELIA -  European League of Institutes of the Arts [13]

 

Bolsas:
  • Adequadas à situação de cada candidato que pode solicitar o estudo do seu caso e avaliar as possibilidades de apoio de que dispõe.
  • Bolsas da Direção Geral do Ensino Superior 
  • Apoio Social da Católica Porto  [14]
  • Bolsas de Mérito e Portfólio da Escola das Artes [15]
 
A Católica é a melhor Universidade em Portugal para o Times Higher Education Ranking [16]
 
 
Queres conhecer a Escola?
Margarida Dinis
mdinis@porto.ucp.pt [17]
Tel: 22 619 62 75 
 

© Extinção, Salomé Lamas, O Som e a Fúria, Lamaland

 

 


Links
[1] http://artes.porto.ucp.pt/campanhas/licenciaturacinema
[2] http://artes.ucp.pt/ccd/01_equipment.html
[3] https://drive.google.com/file/d/1kzesQGDKe_tgqR7mAIZA9DzMqpyS0x8t/view?usp=sharing
[4] https://drive.google.com/file/d/1LZzqoPGKNdcqqfEoRIgJC28XpzqsbEET/view?usp=sharing
[5] http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-oferta-formativa/mestrado-som-e-imagem
[6] http://artes.porto.ucp.pt/central-oferta-formativa/Mestrado-Cinema
[7] http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-oferta-formativa/mestrado-em-Fotografia
[8] http://www.a3es.pt
[9] https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/cinema-6
[10] https://www.dges.gov.pt/
[11] https://www.dges.gov.pt/pt/pesquisa_cursos_instituicoes?plid=372&instituicao=escola%20das%20artes&cursos=cinema&distrito=&tipo_ensino=&tipo_estabelecimento=&area=&tipo_curso=8
[12] http://www.feca.pt/
[13] http://www.elia-artschools.org/
[14] http://www.porto.ucp.pt/pt/apoios-sociais
[15] http://www.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/artes/Regulamentos/regulamentobolsasmerito_ea.pdf
[16] http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-noticias/catolica-e-melhor-universidade-portugal-pela-times-higher-education-0
[17] mailto:mdinis@porto.ucp.pt