Universidade Católica Portuguesa - Porto
Published on Universidade Católica Portuguesa - Porto (https://artes.porto.ucp.pt)

Home > Mestrado em Cinema

Mestrado em Cinema

[1] [2]

O novo Mestrado em Cinema da Escola das Artes é uma formação avançada em cinema contemporâneo, permitindo aos alunos desenvolver as suas competências criativas e técnicas a partir de projetos individuais. Ao longo dos dois anos, os alunos poderão escolher um foco específico de trabalho – quer seja num cinema mais “clássico”, quer seja em projetos instalativos – ao mesmo tempo que serão imersos no pensamento artístico contemporâneo, desafiados a entender as diversas modalidades das imagens em movimento e a forma como o cinema é um lugar de reflexão sobre o mundo.

O Mestrado está estruturado numa unidade curricular central de Projeto, que permitirá desenvolver todas as competências técnicas e artísticas. Esse Projeto será acompanhado por um professor coordenador, assim como por artistas e cineastas convidados, que farão uma orientação tutorial durante o ano. O Mestrado, sendo uma formação avançada, permitirá, no seu segundo ano, a escolha de uma via diferenciada que pode resultar numa de três vertentes:

  1. desenvolver um projeto final artístico (um filme; uma instalação; um projeto curatorial).
  2. fazer um estágio profissional em produtoras portuguesas de grande prestígio (Bando à Parte, Cimbalino, CRIM, Farol de Ideias, Filmes da Mente, Fronteira Filmes, Midas Filmes, O Som e a Fúria, O Verde do Jardim, Real Ficção, Red Desert, Fundação de Serralves, Take It Easy, Terratreme, Vende-se Filmes);
  3. desenvolver um projeto de investigação no contexto das práticas de investigação da Escola das Artes;

 

Características distintivas:

  1. Mestrado centrado em desenvolvimento de projetos artísticos individuais
  2. Acompanhamento tutorial com os artistas e realizadores convidados (no último ano, a Escola das Artes teve professores convidados como Filipa César, Ana Vaz, Salomé Lamas, João Salaviza, João Canijo, entre outros).
  3. Instalações e equipamentos de cinema de qualidade profissional, incluindo captação, pós-produção de imagem e som (mais informações aqui [3])
  4. Uma oficina com condições para construção de elementos físicos para instalações
  5. Um orçamento de produção para o projeto final, tanto de financiamento da Escola das Artes como do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA)

 

Principais objetivos de aprendizagem: 

  1. Desenvolver capacidades para a compreensão, crítica e análise de uma obra cinematográfica e/ou obra de cruzamento entre o cinema e as artes visuais.
  2. Adquirir um conhecimento informado sobre o cinema contemporâneo e a sua relação com a arte contemporânea.
  3. Desenvolver um pensamento estruturado sobre as grandes questões do tempo contemporâneo, que se possam refletir numa criação artística.
  4. Compreender o espaço do cinema no contexto cultural contemporâneo e as dinâmicas de programação e curadoria artísticas.
  5. Desenvolver competências complexas, técnicas e artísticas na área do cinema (realização, produção, direção de fotografia, escrita de argumento, direção de arte e pós-produção), assim como no seu campo expandido (instalação).
  6. Desenvolver uma identidade artística, concetual e crítica.

 

NOTA: Atendendo à situação de pandemia e à imprevisibilidade da sua evolução, os programas da Escola das Artes para o ano letivo 2020/21 sofrerão adaptações quanto à forma da sua frequência - à distância, presencial ou mista - cumprindo rigorosamente todas as orientações da DGS. No entanto, previlegiar-se-á claramente, sempre que possível, o regime presencial.

 

Acreditação:

  • A3ES [4], com o número de processo NCE/18/0000068
    Registado na DGES [5] com a ref. R/A-Cr 89/2019

Afiliações:

  • FECA - Federação de Escolas de Cinema e Audiovisual [6]
  • ELIA -  European League of Institutes of the Arts [7]

 

Bolsas:
Adequadas à situação de cada candidato que pode solicitar o estudo do seu caso e avaliar as possibilidades de apoio de que dispõe.
  • Bolsas da Direção Geral do Ensino Superior 
  • Apoio Social da Católica Porto  [8]
  • Bolsas de Mérito e Incentivo à Investigação aos alunos de Mestrado da Escola das Artes [9]
 
A Católica é a melhor Universidade em Portugal para o Times Higher Education Ranking [10]
 
 
Queres conhecer a Escola?
Margarida Dinis
mdinis@porto.ucp.pt [11]
Tel: 22 619 62 75 
 
 
Tabu (2012), Miguel Gomes e O Som e a Fúria
 
 

Links
[1] https://artes.porto.ucp.pt/campanhas/mestradocinema
[2] https://www.candidaturas.porto.ucp.pt/Mest-cinema/
[3] https://artes.ucp.pt/ccd/01_equipment.html
[4] https://www.a3es.pt/
[5] https://www.dges.gov.pt/pt/pesquisa_cursos_instituicoes?plid=372&instituicao=universidade%20cat%C3%B3lica&cursos=cinema&distrito=&tipo_ensino=1&tipo_estabelecimento=2&area=2&tipo_curso=9
[6] https://www.feca.pt/
[7] https://www.elia-artschools.org/
[8] https://www.porto.ucp.pt/pt/apoios-sociais
[9] https://artes.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/artes/Regulamentos/2018_07_30_Regulamento_Bolsas_Merito_EArtes_2018.pdf
[10] https://artes.porto.ucp.pt/pt/central-noticias/catolica-e-melhor-universidade-portugal-pela-times-higher-education-0
[11] mailto:mdinis@porto.ucp.pt