A evolução registada nas duas últimas décadas no domínio dos conceitos e epistemologia do Património Cultural, traduzida no seu alargamento em novas áreas já reconhecidas pela Unesco, e de que o Património Imaterial é exemplo, em paralelo com aos grandes desafios colocados pela globalização e economia mundial, justificam novas abordagens científicas e novos enquadramentos no âmbito da formação pós-graduada especializada.
A necessidade de aprofundamento de estudos na área do património à luz de novas directrizes, e a vontade de promover a elevação dos níveis académicos neste domínio de investigação, leva a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa a abrir uma nova edição do Curso de Doutoramento em Estudos de Património.
Embora se reconheçam os progressos da investigação neste domínio, a riqueza do legado cultural português continua a justificar a sistematização dos estudos patrimoniais numa perspectiva que cruze abordagens, incluindo os contributos de todas as ciências sociais. Apesar de se registar a existência de muitos profissionais qualificados na área do Património (licenciados e mestres), continua a verificar-se a necessidade de se criarem novos perfis profissionais adequados aos desafios da contemporaneidade. Por outro lado, exige-se o aprofundamento dos estudos de carácter científico, desenvolvidos no interior da Academia em articulação com as diferentes entidades que actuam no terreno.
Com este curso de Doutoramento, a Universidade Católica visa dar resposta a estes desafios, acompanhando a evolução dos principais sectores da sociedade portuguesa.
NOTA: Atendendo à situação de pandemia e à imprevisibilidade da sua evolução, os programas da Escola das Artes para o ano letivo 2021/22 sofrerão adaptações quanto à forma da sua frequência - à distância, presencial ou mista - cumprindo rigorosamente todas as orientações da DGS.
Acreditação e reconhecimento:
- Acreditado pela A3ES [1], com o número de processo NCE/12/00821
- Registado na DGES [2] com o número R/A-Cr 104/2013/AL01
- Formação reconhecida pela European Network for Conservation-Restoration Education (ENCoRE) [3]
Afiliações:
- Escola das Artes é membro pleno da ENCoRE [3] e segue as diretrizes da confederação europeia das associações de conservadores restauradores (E.C.C.O.), sendo reconhecida a nível europeu.
- ELIA - European League of Institutes of the Arts [4]
- Bolsas da Direção Geral do Ensino Superior
- Apoio Social da Católica Porto [5]
