Pós-Graduação em Produção de Efeitos Visuais (VFX)

PrintPrint

 

Apresentação

Por cada cena complexa e surpreendente que se vê no cinema ou na TV, há artistas 2D/3D e “Compositing” que usam as imagens reais capturadas pela câmara e integram elementos gerados por computador para criarem planos e sequências incríveis que enganam e deslumbram a nossa perceção.

A Pós-Graduação em Produção de Efeitos Visuais oferece formação avançada não apenas em software específico do setor, mas também ensinará a desenvolver o olhar artístico e a atenção aos detalhes necessários para trabalhar em projetos e empresas relevantes na área (nacionais e internacionais). Combina a experiência de professores da Escola das Artes (doutorados, especialistas e galardoados) com profissionais internacionais de igual relevância. Aproveitando os excelentes recursos técnicos da Escola das Artes e Centro de Criatividade Digital - laboratórios audiovisuais, equipamento de filmagem digital, estúdio chroma-key, Laboratório MoCap, estúdios de som, laboratórios de pós-produção vídeo e VFX - assim como um contexto cultural dinâmico (Residências Artísticas, ciclos de cinema, exposições cinemáticas), o curso oferece uma formação prática e especializada, assim como o desenvolvimento e produção de projetos artísticos próprios.

Salientam-se, em particular, os seguintes pontos fortes desta Pós-Graduação:

  • novidade de oferta no contexto nacional;
  • forte envolvência da comunidade e das práticas culturais da região;
  • participação, através de iniciativas constantes (Residências Artísticas, Seminários, Escola de Verão) de artistas, realizadores e especialistas internacionais nas áreas do cinema e efeitos visuais;
  • corpo docente com grande capacidade organizativa e criativa, incluindo artistas e investigadores de prestígio internacionais;
  • utilização dos recursos técnicos e artísticos da Escola das Artes (material de captação de imagem e som; laboratórios de pós-produção de imagem e som; sala de exposições; biblioteca).
  • ensino dirigida para o desenvolvimento de projetos individuais tanto na área da criação artística, como profissionalizantes;
  • possibilidade de ensino totalmente em inglês (angariação de alunos internacionais);
  • metodologia de projeto baseada na relação direta com os professores

 

Número de vagas: 15 alunos

 

O acesso à Pós-Graduação em Produção de Efeitos Visuais faz-se através de concurso, de acordo com as normas do regulamento do curso.

  • Titulares de Licenciatura organizada em 180 ECTS ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo  de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de  estudos;

 

Número de semestres letivos: 2 semestres

 

Recursos materiais necessários para aulas e atividades do curso: os alunos terão acesso contínuo e preferencial a equipamentos profissionais na área do cinema tais como: laboratórios profissionais de pós-produção de imagem e som, câmaras de cinema 4k RAW, lentes de cinema, iluminação profissional, etc. Terão também acesso à sala de exposições e ao auditório de cinema.

 

Investigação

A Pós-Graduaçãoo estará integrada na infraestrutura do Centro de Criatividade Digital, beneficiando da sua ligação à indústria criativa, entidades culturais  e produtoras de audiovisual, e no contexto de investigação, no CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes. O Centro tem, nas suas atividades de investigação, uma equipa de investigadores a trabalhar na área de cinema e da arte cinemática, produzindo artigos, projetos e criações artísticas dentro desse contexto. Esse conjunto de investigadores tem, nos últimos anos, uma relevante produção científica em áreas como o cinema contemporâneo, cinema português, cinema experimental, artes visuais, fotografia, curadoria, estética, etc.

A Pós-Graduação vai beneficiar de um amplo programa cultural já em ação que integra Residências Artísticas, sessões de cinema, exposições regulares, seminários interdisciplinares e uma Escola de Verão. Também beneficiará de protocolos de colaboração com entidades culturais diversas, tais como: Museu de Serralves, Câmara Municipal do Porto, Porto/Post/Doc, Solar - Galeria de Arte Cinemática, Curtas Vila do Conde, Future Places, etc.

Área de Estudos: 
Artes
Grau de Ensino: 
Pós Graduação
Regime: 
Pós-Laboral
Destinatários: 

Licenciados ou pós-graduados em cinema, audiovisual, fotografia, multimédia, artes plásticas, arquitetura, design, filosofia/estética, história da arte, etc.

Perspetivas de carreira e áreas de emprego: criação artística; produção para animação, cinema, indústria de jogos de computador, produção audiovisual e freelance, empresas nacionais e internacionais de VFX.

Horários: 

Pós-laboral; regime presencial.

Coordenação: 

Coordenação Científica: Ricardo Ferreira e André Baltazar

Contactos: 

Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto
Tel. +351 22 619 62 43