2021 | Efeitos Visuais em Nuke 2020|21

PrintPrint

Enquadramento

Cada vez mais avançada, a indústria cinematográfica faz uso da componente digital e dos efeitos visuais gerados por computador. Muitas vezes invisíveis ao olho do espectador, estes efeitos são usados para filmes de todos os tipos e para diferentes necessidades como cenários virtuais, multidões, figuras digitais e integração de objectos 3D, que envolvem produções bastante complexas. Seja em cinema, publicidade, televisão ou Internet. A ferramenta mais utilizada a nível mundial chama-se Nuke e é um programa de composição premiado que tem como base “nodes”, que fornece ferramentas de última geração projectadas para agilizar fluxos de trabalho diários e acelerar o alcance de resultados em alta qualidade.

Objetivos

Ao concluir o curso o aluno está apto a criar efeitos visuais para o mercados publicitário, cinematográfico, televisivo e de Internet, entre outros.

Modelo Pedagógico

A metodologia teórico-prática escolhida (combinando exposição de conteúdos, análise de exemplos e exercícios práticos) . Os métodos de avaliação, definidos por três entregas parcelares e uma entrega final de um único projeto (Showreel), permitir-lhes-á desenvolver capacidades de autonomia, resiliência e capacidade criativa no âmbito dos efeitos visuais. Esta prática será alicerçada nos conteúdos proporcionados e terá uma evolução ao longo do curso, culminando num video final que significará o domínio das várias etapas, formatos e necessidades de um projeto eficaz e consistente.

Data Horários Limite de Inscrições Preço
11, 18 e 25 de Janeiro e 1 de Fevereiro 2021 18h-22h00 04/01/2021 195 € (Regular)
175,50 € (Alunos e Alumni UCP)

Área de Estudos:
Grau de Ensino:
Formação Avançada
Regime:
Pós-Laboral
ECTS:
Destinatários:

Este curso destina-se a todos os estudantes e não-estudantes, procedentes de qualquer área do conhecimento ou profissional, que procurem adquirir conhecimentos gerais de Pós Produção ( Composição Digital em Nuke).

Horários:
Datas - 11, 18 e 25 de Janeiro e 1 de Fevereiro 2021
Horário - 18h - 22h

20h (4 semanas, 5 horas por semana) em regime presencial (blended em caso de necessidade)

Coordenação:

Coordenador do curso:
Ricardo Ferreira
rferreira@porto.ucp.pt

Coordenadora dos cursos livres:
Sofia Serra
sserra@porto.ucp.pt

Contactos:

Estudos Avançados e Formação
Tel: 22 619 62 02 / 43
formacao.avancada@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto

Observações:

Avaliação

Avaliação: A avaliação do curso será feita através dos seguintes parâmetros: 1 – Exericio de Rotoscopia e Prep Cleanup (20%) 2 – Exercícios de Greenscreen Avançado com integração em Live Action (30%) 3 – CG Compositing e Showreel (40%) 4 - Participação e assiduidade (10%)

Condições de Acesso/Seleção/seriação

Condições de frequência: conclusão prévia do 12º ano. Seriação por ordem da validação de inscrições.