ZINEBI Bilbao premeia André Guiomar (Alumnus EA)

 

A 62ª edição do ZINEBI – Festival Internacional de Cine Documental y Cortometraje de Bilbao premiou o cineasta português e alumnus da EA André Guiomar com o prémio ZIFF – Youth Jury Award. A Nossa Terra, O Nosso Altar é a sua primeira longa-metragem, e teve estreia mundial marcada no Sheffield Doc/Fest, o maior festival de cinema do Reino Unido.

O filme é produzido pela Olhar de Ulisses e pela Cimbalino Filmes, ambas produtoras de alumni EA, e contou com o apoio do Centro de Criatividade Digital da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. A equipa do filme integra ainda vários outros antigos alunos da EA: Mafalda Rebelo, Dinis Henriques, Miguel da Santa e Luís Costa.

O filme poderá ser visto ainda no Porto/Post/Doc no dia 21 de Novembro e no Doclisboa no dia 5 de Dezembro.

 


A Nossa Terra, O Nosso Altar · André Guiomar
2020, PT, 77'
21 Nov 2020 · TM Rivoli, Grande Auditório · 20H30
5 DEZ • Culturgest · 21H30

O filme testemunha as últimas rotinas no quotidiano do bairro social do Aleixo, marcadas pela tensão de um destino forçado. Entre a queda da primeira e da última torre, o processo de demolição arrasta-se durante anos, deixando as vidas dos moradores em suspenso. Obrigados a aceitar o fim da sua comunidade, assistem de forma impotente à lenta desfiguração do seu passado.

 

Cursos nesta área