XXVI Caminhos do Cinema Português: Seis filmes de alunos da EA presentes a competição

 

A XXVI edição do Festival Caminhos do Cinema Português, a decorrer em Coimbra entre 9 de novembro e 5 de dezembro, conta com um forte contingente de filmes de atuais e antigos alunos da EA, com seis curtas-metragens a concurso.

Assim, o programa apresenta a competição os filmes da Licenciatura em Som e Imagem Mãos de Pratade Catarina Gonçalves e I Dont Like 5PM e Tabacaria, ambos de Francisco Dias (sendo apenas o primeiro produzido no contexto da licenciatura). Já do Mestrado em Som e Imagem, estão presentes Alvorada, de Carolina Neves e Obduto, de Henrique Rocha, enquanto que do Mestrado em Fotografia concorre The Kissde Miguel De.

Todos estes filmes competem na secção Ensaios onde, recorde-se, saiu já premiado na edição de 2019 do Festival o filme da EA, Quem me Dera em Vez de uma Câmara Ter uma Mosca, da autoria de Cláudia Craveiro Santos.

 

Mais informações aqui
 


LISTA DE FILMES


Mãos de Prata · Catarina Gonçalves
Em Março de 2019 o meu avô tinha 20 anos. No mês seguinte tinha 12. Na semana passada tinha 30.


I Don't Like 5PM · Francisco Dias
Numa viagem de descoberta do primeiro amor do realizador, a história é contada através de fotografias e vídeos pessoais captados na natureza da Noruega, de Portugal e da Polónia. Dividido em quatro capítulos, o filme mostra a procura, o amor, a separação e a memória.


Tabacaria · Francisco Dias
Nas ruas desertas do Porto ecoam os versos do poema “Tabacaria” de Álvaro de Campos, um heterónimo de Fernando Pessoa.


Alvorada · Carolina Neves
Vasco é exposto aos ideais extremistas do seu irmão, expressos através do género musical Black Metal Nacional-Socialista. Contudo, Vasco não se identifica com a natureza do movimento e oculta do irmão um aspeto essencial da sua vida, com o intuito de evitar uma rutura fraternal, ao mesmo tempo que traça o caminho da autoaceitação.


Obduto · Henrique Rocha

Depois de sair de casa, Mateus, indo a encontro do seu amigo Pedro, ouve algo estranho vindo da mala de um carro perto de sua casa. Mateus, determinado a fazer o correto, pede ao seu amigo Pedro para o ajudar a descobrir este mistério. Pedro, incrédulo com o que ouvira, pensa que Mateus pode ter interpretado mal toda a situação mas, ainda assim, resolve ajudar. Saberão Mateus e o amigo Pedro enfrentar as suas escolhas?


The Kiss · Miguel De
O filme “The Kiss” de William Heise, de 1896, é publicitado no catálogo de filmes de Edison como algo inesquecível: “they get ready to kiss, begin to kiss, and kiss and kiss and kiss in a way that brings down the house every time.” Um filme sobre um beijo, um escândalo para a altura. Este não é esse filme, mas também é sobre um beijo.

 


Cursos nesta área