Peça de 8 horas de José Alberto Gomes transmitida na Rádio Estação



O professor José Alberto Gomes compôs para a Rádio Estação do Museu da Cidade uma peça generativa de 8 horas. A peça "I already miss you" será transmitida no programa Fim da Emissão todas as noites de Julho da 1h às 9h da manhã. 
A peça será transmitida em direto aqui e em breve estará disponível no arquivo da rádio.
 
Cursos nesta área
 
 

'I already miss you' é uma peça generativa dedicada aos espaços de ausência entre fins e (re)inícios. Com um ambiente melancólico e noturno, parte de uma pequena lullaby original para piano e eletrónica constituída por quatro camadas. A geração da obra é feita totalmente com síntese granular partindo apenas da manipulação destes 4 ficheiros. Num arrastamento sonoro constante, a lullaby é tocada uma única vez durante as 8 horas da duração da obra— as quatro camadas nunca se encontram, nem são tocadas no seu estado original a não ser nesse momento singular. 

A primeira coisa que o sistema faz é escolher quando será esse momento e tudo o resto será influenciado pela distância a esse ponto. A obra será sempre diferente sem nenhum controlo possível externo ao processo. A obra começa e acaba sempre de forma diferente e podendo ser mesmo gerada pontualmente num sample rate diferente do original. Quanto mais longe do momento singular (o momento em que a canção de embalar acontece) nos encontramos na peça, maior será a probabilidade de que os conteúdos estejam mais “manipulados” e será mais provável que essas “distorções” sejam mais extremas. Essas manipulações passam pelas adulterações das velocidade e direção de leitura, saltos de oitavas, quantidade e tipo de reverberação, quantidade e duração de grãos, e variação de intensidades. Sendo um sistema que potencialmente mais manipula quando mais longe estiver do momento original, nas versões que essa singularidade aconteça mais próxima de um dos extremos, havendo assim um momento de grande distância, mais acentuadas serão as variações, enquanto nas versões em que a lullaby se encontre por volta das 4 horas, mais constante e “serena” será a obra.
 
Durante este mês de Julho a Rádio Estação passará a cada noite uma geração nova e única.

 

pt
14-07-2021