Novo filme de Matías Piñeiro (artista residente) na Quinzena de Cannes

 

O novo filme de Matías Piñeiro foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores de CannesSycorax, uma curta-metragem co-realizada com Lois Patiño, foi rodada nos Açores e é uma co-produção do Bando à Parte (a produtora do alumnus da EA Rodrigo Areias) e da Filmika Galaika. A mistura de som é do professor José Vasco Carvalho e foi desenvolvida nos estúdios da Escola das Artes.

Matías Piñeiro estará no dia 12 de junho às 18 horas no Auditório do Museu de Serralves, numa parceria entre a Casa do Cinema Manoel de Oliveira e a Escola das Artes. Mais informação aqui.

Matías Piñeiro está na Escola das Artes no contexto de uma residência artística em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Synopsis:
Who is Sycorax? The first of all characters in William Shakespeare´s "The Tempest" to set foot on the island of the play.
The problem is that Sycorax has no voice. She is barely mentioned by Prospero as a crooked, old, wicked witch who vilely locked Ariel, the spirit of the air, in a tree.
But why would she lock Ariel in a tree? Here, we wouldn't believe Prospero so much.
 

Cursos nesta área

  
 

 
Matías Piñeiro (Buenos Aires, 1982) é um dos nomes mais importantes da nova geração de realizadores sul-americanos. Tem afirmado uma voz distinta, com filmes inventivos que se baseiam livremente em textos dramáticos clássicos para explorar o poder do desejo e da linguagem e a brutalidade da solidão, em narrativas fragmentadas que sondam o potencial do cinema para contar histórias complexas e com personagens múltiplos.
 
Já apresentou os seus filmes em muitos dos principais festivais internacionais de cinema, incluindo Berlinale, Locarno, Toronto, Nova York e San Sebastian e em museus como Tate Modern e MoMa. O seu trabalho foi objeto de retrospectivas em locais como o Museu do Louvre, Cinematek (Bruxelas), Filmoteca Española - Cine Doré (Madrid), Arsenal - Cinematek (Berlim). Como programador, colabora com o Festival de Cinema Punto de Vista e o lendário Anthology Film Archives, entre outros. Quanto à experiência de ensino, Matias Piñeiro trabalha com o Pratt Institute (Nova York) desde 2016 e colabora com escolas e universidades como Le Fresnoy - Studio National des Arts Contemporains, CalArts e Deutsche Film-und Fernsehakademie Berlin - DFFB.
 

Residência de Matías Piñeiro:

 

pt
09-06-2021