Manifestações de Interesse: Bolsas de Doutoramento DGPC


O CITAR aceita manifestações de interesse até 15 de Junho de 2021
Prazo do concurso DGPC: 1 Julho de 2021
Local de trabalho: museus, monumentos, palácios, sítios arqueológicos portugueses, sob a dependência da DGPC

 

Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento — 2021 — DGPC

O Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) pretende receber manifestações de interesse na realização de projectos de doutoramento susceptíveis de candidatura ao concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento na área do Património Cultural que foi recentemente aberto pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), no âmbito do Programa Ciência no Património Cultural.

A Direção-Geral do Património Cultural abriu concurso para atribuição de 30 (trinta) Bolsas de Investigação para Doutoramento, na área do Património Cultural. As candidaturas estão abertas até ao dia 1 de julho de 2021. 

Os interessados deverão consultar o aviso de abertura e o regulamento disponíveis aquiO bolseiro deverá desenvolver o seu trabalho junto de um dos serviços da DGPC listados, e o tema do projeto deverá estar relacionado com os interesses dessa instituição.  Mais informações aqui.

Os candidatos devem também estar inscritos ou satisfazer as condições necessárias para se inscreverem num Programa de Doutoramento. A Escola das Artes tem dois programas de doutoramento acreditados nesta área. O Curso de Doutoramento em Estudos de Património visa responder à necessidade de aprofundamento de estudos na área do património à luz de novas directrizes, e a vontade de promover a elevação dos níveis académicos neste domínio de investigação. O Doutoramento em Conservação e Restauro de Bens Culturais foi criado com a ambição de promover o desenvolvimento da investigação avançada no domínio da conservação do património cultural, permitindo a prossecução de estudos avançados para conservadores-restauradores, arquitetos, engenheiros civis, arqueólogos, historiadores de arte ou outros profissionais da área do património e das artes. 

Os candidatos interessados em apresentar uma candidatura com o CITAR, deverão entrar em contacto com os coordenadores dos dois programas: Gonçalo Vasconcelos Sousa <gvsousa@porto.ucp.pt> (Doutoramento em Estudos de Património) e Eduarda Vieira <evieira@porto.ucp.pt> (Doutoramento em Conservação e Restauro de Bens Culturais). No caso de ainda não estarem inscritos num programa de doutoramento deverão enviar nesse e-mail um Curriculum Vitae e um resumo/abstract do projeto que pretendem desenvolver (opcional).

 

Mais informação sobre os cursos da EA

 
 
 

Este concurso insere-se no Programa Ciência no Património Cultural, aprovado pelo Despacho n.º 1992/2021, de 23 de fevereiro de 2021, que visa a prossecução de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) nos museus, monumentos, palácios, sítios arqueológicos portugueses, sob a dependência da DGPC, de modo a desenvolver, alargar e aprofundar o estudo do património cultural e das coleções e acervos, estimulando o cruzamento do conhecimento científico com as funções de conservação, investigação, valorização e divulgação dos bens culturais.

As bolsas de investigação para doutoramento destinam-se a financiar a realização de trabalhos de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor nas universidades portuguesas, em programas de doutoramento acreditados nas áreas científicas relacionadas com os tópicos descritos no número anterior, favorecendo o desenvolvimento de pesquisas transdisciplinares.
pt
07-06-2021