Julião Sarmento homenageado pela Escola das Artes

Julião Sarmento homenageado pela Escola das Artes

Julião Sarmento homenageado pela Escola das Artes

Cerca de 600 pessoas estiveram presentes no evento de homenagem a Julião Sarmento, organizado pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, que ficou marcado pelo lançamento do livro “Julião Sarmento – The Complete Film Works”, no Lux Frágil em Lisboa, em parceria com a Sistema Solar - Documenta e a Associação Julião Sarmento. 

 

 

No dia de aniversário de Julião Sarmento, 4 de novembro, o Lux Frágil transformou-se numa muito especial sala de exposições para, durante uma noite, receber as obras em imagem em movimento de Julião Sarmento. Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no seu discurso de apresentação do livro lembrou que "a maneira como Julião Sarmento sempre quis experimentar coisas novas, conhecer novos artistas, desenvolver novos projetos. Tinha sempre alguma ideia inesperada para contar e em que nos queria envolver."

Sobre a festa de homenagem, Nuno Crespo "agradece a forma tão generosa e entusiasta como tantos amigos, artistas, curadores, críticos e colecionadores se juntaram para celebrar a obra de um dos artistas mais singulares e notáveis da história da arte portuguesa."

 

 

O novo livro dedicado a Julião Sarmento, editado por Nuno Crespo e desenhado por Pedro Falcão, reúne todas as 51 obras em imagem em movimento que Julião Sarmento produziu ao longo da sua carreira e é editado pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e pela Documenta – Sistema Solar, com textos inéditos de Delfim Sardo, administrador do CCB com o pelouro da programação, Kerry Brougher, diretor fundador da Academy Museum of Motion Pictures em Los Angeles, e Chrissie Iles, curadora do Whitney Museum of American Art, de Nova Iorque. O livro conta ainda com um portefólio fotográfico de Carlos Lobo e uma entrevista de Nuno Crespo e João Pedro Amorim com o artista sobre o seu trabalho em imagem em movimento.

Este livro resulta de uma colaboração com Julião Sarmento iniciada em 2017 com a exposição “Julião Sarmento. Film Works”.

 

Julião Sarmento: The Complete Film Works

 

pt
05-11-2021