Escola das Artes assinala Dia Mundial da Ciência e Dia Nacional da Cultura Científica

 

Escola das Artes assinala Dia Mundial da Ciência e Dia Nacional da Cultura Científica

 

 

O Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Escola das Artes da Católica no Porto comemora o Dia Mundial da Ciência e Dia Nacional da Cultura Científica, ambos comemorados a 24 de novembro, enquanto datas relevantes para a promoção e afirmação da investigação.

 

“Para uma unidade de investigação como o CITAR, a celebração desta data representa a oportunidade de colocar a investigação artística nas suas diversas dimensões na agenda científica, reforçando a força transformadora que a Arte e a Cultura artística têm no âmbito dos processos sociais contemporâneos”, afirma Eduarda Vieira, diretora do CITAR.

 

Este centro de investigação desenvolve investigação artística, informada por práticas e conceitos inscritos nos impulsos humanos da era pós-digital, pelos desafios e possibilidades das artes digitais e das ‘digital humanities’, em articulação com a complexidade dos processos e tecnologias das artes analógicas. Em 2020, o CITAR registou a publicação de 35 livros e capítulos de livros, de 27 artigos em revistas científicas e de 10 relatórios técnicos, organizou 4 conferências, apresentou 36 comunicações científicas e recebeu, também, 5 prémios científicos.

 

 

Afirmar a cultura científica no panorama nacional

 

Celebrar a ciência e despertar o interesse por esta são os objetivos principais desta comemoração a que a Escola das Artes também se associa com o objetivo de “afirmar a cultura científica no panorama nacional”. Eduarda Vieira acrescenta, também, que a investigação “ainda tem um longo caminho a percorrer, embora se tenham vindo a registar progressos nos últimos anos.”

 

Os debates contemporâneos das artes e das humanidades digitais e tradicionais estimularam a definição dos três focos de investigação do CITAR: Sound e New Media Art, Cinema e Artes Visuais, Património e Conservação-Restauro.

 

O HAC4CG –Heritage, Art, Creation for Climate change. Living the city: catalyzing spaces for learning, creation and action towards climate change e o INSERT são exemplos de projetos promovidos e coordenados pelo CITAR.

 

HAC4CG –Heritage, Art, Creation for Climate change. Living the city: catalyzing spaces for learning, creation and action towards climate change: alinhado com o Green Deal, visa responder ao problema da Mudança Climática e enquadra-se na resposta à missão do Horizonte Europa Alterações Climáticas incluindo as Transformações Societais estando focado na cidade do Porto como caso de estudo local para uma abordagem a um problema global. Tem por objetivos diversas ações que visam reforçar a consciência dos cidadãos para o problema da Mudança Climática e os múltiplos desafios que a mesma comporta. Estrutura-se em três linhas de investigação fundamentais em torno da Arte e do Património Cultural como recurso para a promoção de uma pedagogia ativa.

 

INSERT: este projeto pretende desenvolver, aplicar e disseminar uma estratégia educativa digital de literacia fílmica em escolas de zonas periurbanas ou rurais do norte de Portugal. A sua metodologia visará proporcionar e orientar professores e alunos na utilização de um conjunto de recursos que contribuirão para a dinamização de projetos cinematográficos pedagógicos em contexto escolar, de caráter flexível, autónomo e inclusivo.

 

24 de novembro de 2021

 

 

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24-11-2021