Curtas de Vila do Conde: vários filmes EA selecionados

 

O festival Curtas de Vila do Conde 2021, que ocorre este ano de 16 a 25 de julho, conta com uma forte representação da Escola das Artes. Três produções da EA vão a concurso na secção Take One! – que escolhe os melhores filmes realizados em escolas de cinema – enquanto os filmes de três alumni estão na Competição Nacional. Esta competição conta ainda com o novo filmes de Sandro AguilarThe Detection Of Faint Companions – artista convidado em 2020-21 e 2021-22. 

As três produções da EA foram realizadas no contexto da Licenciatura em Som e Imagem no ano letivo 2019-20. Os filmes Alforrecas, de Ana Santos e Sofia Costa, e A Nossa Casa Em Chamas, de Miguel Mesquita, serão apresentados em estreia. Também selecionado, Palavras Gastas, de Maria Giraldes, já foi apresentado no CINANIMA e no Monstra Lisboa.

Nha Sunhu, Terceiro Turno e Armazónia são os filmes dos alumni EA, respetivamente, José Magro, Mário Macedo e Francisco Moura Relvas. 
 
 
 

Cursos nesta área

 

LISTA DE FILMES

 
A NOSSA CASA EM CHAMAS
OUR HOUSE IN FLAMES
(Fic/Exp, PT, 2021)
Realização: Miguel Mesquita

(PT) Madrugada. Por entre o nevoeiro surge a primeira luz da manhã. Difusa, ilumina de azul toda a paisagem. Mas pelo meio da névoa, uma luz mais intensa destaca-se. É um incêndio florestal que à distância se alastra. Da sua casa, no topo do monte, esta mulher olha perturbada para as chamas. Mas não é a proximidade do perigo que a incomoda. Dentro de casa a sua filha dorme, indiferente ao fumo que lhe invade o quarto.

 
(EN) Dawn. Through the mist, morning's early light arises. But a stronger one stands out. It's a wildfire that spreads in the distance. From her home, in the top of the mount, a worried woman faces the flames. But it's not the proximity of danger that troubles her. Inside her house, her daughter sleeps, indifferent to the smoke that enters her room.
 

 

 
ALFORRECAS
JELLYFISH
(Doc/Exp, 8m, PT, 2020)
Realização: Ana Santos e Sofia Costa
 
(PT) Turritopsis Dohrnii é um hidrozoário - uma medusa ou água-viva - que foi considerada pela ciência como uma espécie biologicamente imortal. Será a venda da eternidade o próximo passo da indústria cosmética?

(EN) Turritopsis Dohrnii is a hydrozoan - a medusa or jellyfish - that was considered by science as a biologically immortal species. Is the sale of eternity the next step for the cosmetic industry?


 

PALAVRAS GASTAS
WORN OUT WORDS

(Ani, 3m, PT, 2020)
Realização: Maria Giraldes 

 
Festivais de cinema/Film festivals:
· 44ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinio (Competição Prémio Jovem Cineasta)
· Monstra – 20º Festival de Animação de Lisboa (Competição de Estudantes / Student Film Competition) 
 
(PT) Numa exploração visual do poema Adeus, de Eugénio de Andrade, Palavras Gastas é a história de dois peixes, Verde e Laranja, numa perseguição animada que gera metamorfoses nos espaços por onde passam.
 
(EN) Two fish, Green and Orange swim in a fantastic ocean in a audiovisual adaptation of “Adeus”, by Eugénio de Andrade.


ARMAZÓNIA
Portugal · 2021 · FIC · 11’
Realização: Francisco Moura Relvas


NHA SUNHU
Portugal · 2021 · FIC · 20’
Realização: José Magro


Issa, futebolista bissau-guineense que joga em Portugal, é contactado por dois realizadores de cinema que desejam saber mais sobre a sua vida, com o propósito de fazer um documentário.


TERCEIRO TURNO
Portugal · 2021 · FIC · 19'
Realização: Mário Macedo

Localizado numa das zonas mais industriais do país, a norte do Porto, “Terceiro Turno” é um registo melancólico de uma juventude presa numa espécie de limbo.


  The Detection Of Faint Companions
Portugal, 2021, EXP, 9'
Realização: Sandro Aguilar
 
 

 

pt
07-07-2021