Católica Porto assinala 162º aniversário de Guerra Junqueiro

Homenagem integra a exibição de três filmes e uma conversa/debate em torno daquele que é um dos maiores poetas portugueses.

A Católica Porto associa-se à celebração do 162º aniversário de Guerra Junqueiro, assinalado a 15 de Setembro, promovida pela Confederação-núcleo para a investigação Teatral, designada por “Em Nome da Paz: Cine-conversa em torno de Guerra Junqueiro”. A homenagem, realizada em dois dias, integra a exibição de três filmes que possibilitam diferentes olhares cinematográficos, diferenciados no tempo e na perspetiva, em torno do Poeta de “Os Simples” e “Pátria”.

Às 17h00, no Auditório de Miragaia, no Porto, são exibidas as obras “Guerra Junqueiro” (Leonel Brito) e “O Douro nos Caminhos da Literatura… Guerra Junqueiro” (Mário Augusto). Já às 21h00, é projetado o documentário “Nome de Guerra: a Viagem de Junqueiro”, longa-metragem realizada por Henrique Manuel Pereira (docente da Católica Porto) e produzida pelo departamento de Som e Imagem da Escola das Artes da instituição.

A projeção das obras culmina com uma conversa/debate que visa explorar as múltiplas facetas da personalidade de um dos maiores vultos da literatura portuguesa. A manhã do dia 16 de Setembro reserva uma visita guiada à Casa Museu Guerra Junqueiro e à Fundação Maria Isabel Guerra Junqueiro. A segunda visita está limitada a um total de 15 pessoas, sendo que os interessados podem realizar a pré-inscrição através do e-mail confederacao.nit@gmail.com. Esta homenagem feita ao poeta é coproduzida pela Escola das Artes da Católica Porto e pelo Grupo Musical de Miragaia.

Revisitar um dos mais importantes poetas portugueses
A homenagem a Guerra Junqueiro iniciou-se em 2010, ano em que a Católica Porto apresentou o projeto “Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro”. Neste âmbito, e a par da produção do documentário sobre a vida, obra e pensamento do Poeta”, a instituição lançou, por exemplo, uma edição especial do livro “A Lágrima” e dinamizou a exposição “Guerra Junqueiro: de Freixo para o Mundo”.

 

Veja aqui o cartaz .

 

Mais informações:  http://www.confederacao.pt.vu/