Caminhos do Cinema: 5 filmes da EA em competição

 
 
Arrancou no dia 6 de novembro a XXVII edição do Festival Caminhos do Cinema, que este ano conta 5 produções da Escola das Artes em competição na Seleção Ensaios. São eles os filmes “ALFORRECAS” de Ana Gil e Sofia Costa, “CASA 52” de Helena Bernardes e Margarida Rocha, “QUIMERA” de Pedro Marques, “VIAGEM À LUA” de Leonor Arrimar e “A nossa casa em chamas” de Miguel Mesquita. Os horários das sessões estão disponíveis nesta página.
 

Cursos nesta área

  
 

LISTA DE FILMES

 
A NOSSA CASA EM CHAMAS
OUR HOUSE IN FLAMES
(Fic/Exp, PT, 2021)
Realização: Miguel Mesquita

(PT) Madrugada. Por entre o nevoeiro surge a primeira luz da manhã. Difusa, ilumina de azul toda a paisagem. Mas pelo meio da névoa, uma luz mais intensa destaca-se. É um incêndio florestal que à distância se alastra. Da sua casa, no topo do monte, esta mulher olha perturbada para as chamas. Mas não é a proximidade do perigo que a incomoda. Dentro de casa a sua filha dorme, indiferente ao fumo que lhe invade o quarto.

 
(EN) Dawn. Through the mist, morning's early light arises. But a stronger one stands out. It's a wildfire that spreads in the distance. From her home, in the top of the mount, a worried woman faces the flames. But it's not the proximity of danger that troubles her. Inside her house, her daughter sleeps, indifferent to the smoke that enters her room.
 

 

 
ALFORRECAS
JELLYFISH
(Doc/Exp, 8m, PT, 2020)
Realização: Ana Santos e Sofia Costa
 
(PT) Turritopsis Dohrnii é um hidrozoário - uma medusa ou água-viva - que foi considerada pela ciência como uma espécie biologicamente imortal. Será a venda da eternidade o próximo passo da indústria cosmética?

(EN) Turritopsis Dohrnii is a hydrozoan - a medusa or jellyfish - that was considered by science as a biologically immortal species. Is the sale of eternity the next step for the cosmetic industry?


CASA 52
(Ani, 3min, PT, 2020)
Realização: Helena Bernardes e Margarida Rocha
 
Através de uma linguagem crua e plástica, esta curta-metragem de animação 2D documenta a infância de Maria e a sua luta para sobreviver à pobreza que existia no Bairro Piscatório de Espinho, durante 1950/1960.
 

 


VIAGEM À LUA ·
Ani., 5:50, PT, 2020
Realização: Leonor Arrimar 


Ilustração animada de uma adaptação do conto do mesmo título, escrito por Isabel Braga. A história relata o sonho de Hugo, um menino descrito no início da história como tendo um espírito pouco científico mas bastante sonhador, que viaja até à Lua Cheia.


QUIMERA
CHIMERA
(Exp.10:12, PT, 2020)
Realização: Pedro Marques

(PT) Diversos manequins ganham consciência da sua anonímia, dançando agora na casca da humanidade em busca de algo que verdadeiramente os defina.   

(EN)  Several mannequins gain consciousness of their anonymity, struggling and dancing in the husk of humanity in search of their own identity

 
pt
07-11-2021