Warren Neidich · Ruído e a Arte do Cérebro sem Órgãos (On-Line Lecture)

22.04.2021 18:30

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22.04.2021 18:30 Warren Neidich · Ruído e a Arte do Cérebro sem Órgãos (On-Line Lecture) Link: https:///pt/central-eventos/warren-neidich-ruido-e-arte-cerebro-sem-orgaos-line-lecture

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Aulas abertas 2021 · Arte / Pensamento / Som
Warren Neidich · Ruído e a Arte do Cérebro sem Órgãos
22 ABR · 18H30 · On-Line Lecture

Moderador · Cristina Sá
 
O ruído é predominante na nossa sociedade pós-industrial. Seja apresentada como a cacofonia da fábrica e da máquina de guerra, o barulho causado pelo movimento anárquico de carros e camiões, o clamor da música grunge emanando de colunas num centro comercial ou a estática do entupimento de redes de informação, o ruído tem má reputação. É habitualmente considerado ofensivo e algo que tem de ser controlado ou mitigado. Contudo, o ruído tem um outro lado mais positivo e emancipatório na medida em que hoje representa formas e meios de constituir novas formas de conhecimento e de formas de compreender organização. Esta conceção contemporânea de ruído cria novas possibilidades para as formas e eventos que caracterizam e acusticamente transformam a banda-sonora que constitui as nossas paisagens culturais – sejam elas reais, imaginárias ou virtuais. Onde no passado o ruído era algo a ser suprimido, hoje é um conceito chave para as noções de emergência, complexidade e não-linearidade. Hoje, o ruído e a incerteza são consideradas a par da contingência como forças motrizes de inovação, criatividade e resistência.
 
Depois de escrever esta nova estrutura conceptual a que chama Neuroestética Ativista, Warren Neidich pretende compreender uma nova possibilidade para o ruído enquanto desarticulador entre as condições materiais de associações culturais disruptivas e redes de atenção que abraçam o ruído, aquilo a que Neidich chama de cérebro extra-craniano, e a arquitetura material do cérebro intra-craniano hospedado no crânio ósseo. Fundamental aqui é o emaranhamento e o espelhamento do cérebro intra-craniano com a plasticidade cultural. Neidich pretende explorar as consequências políticas emancipatórias da cacofonia de indeterminação e a improvisação e a sua lógica cultural para compreender as ligações que existem entre si e a variação e plasticidade do cérebro.
 

A sessão será transmitida no dia 22 de abril às 18h30 nesta página.
 
The session will be broadcasted live in this page on April 22nd at 6:30 pm.

BIO

Tendo estudado fotografia, neurociência, medicina e arquitetura, Warren Neidich traz para qualquer plataforma de discussão uma posição interdisciplinar única a que ele chama "trans-pensamento." Atualmente utiliza vídeo e néon para criar polinização cruzada de trabalhos de texto conceptuais que refletem sobre situações na zona de fronteira entre arte, ciência e justiça social. O seu trabalho performativo e escultural “Pizzagate Neon” (2018), uma grande escultura de néon suspenso foi exposta recentemente na Bienal de Veneza de 2019, analisando as relações de Fake News, a economia de atenção em rede, a evolução de hábitos tecno-culturais e a co-evolução da arquitetura do cérebro.
 
O seu projeto conceptual "Drive-By-Art (Public Sculpture in This Moment of Social Distancing)" abriu recentemente na South Fork de Long Island e Los Angeles com críticas elogiosas em meios como The New York Times, Hyperallergic, The Art Newspaper, Time Out e Los Angeles Magazine. Ele é fundador e diretor do SaasFee Summer Institute of Art (2015-), uma pós-graduação de teoria intensiva que atrai estudantes de todo o mundo e que funciona em Los Angeles, New York City e Berlin.
 
Em 1996, ele fundou o www.artbrain.org e o Journal of Neuroaesthetics que está ativo até hoje incluindo um recente número sobre "Arte e Telepatia". Já recebeu os prémios Vilem Flusser Theory Award, Transmediale, AHRB/ACE Arts e Science Research Fellowship, Bristol e a Fulbright Scholarship. Adicionalmente, ele foi tutor nos departamentos de artes visuais, ciência computacional e estudos culturais no Goldsmiths College (2004-2008) onde, em colaboração com o Center for Cultural Studies, criou a primeira conferência em Neuroaesthetics (2005), bem como o Departamento de Neuroaesthetics (2005-2008). Enquanto bolseiro de investigação à distância da TU Delft School of Architecture ele coeditou (com Deborah Hauptmann) Cognitive Architecture: From Biopolitics to Noo-Politics. Desde então, editou três volumes das Psychopathologies of Cognitive Capitalism, publicados pela Archive Books, e Neuromacht, publicada em alemão pela Merve Verlag. O seu Glossary of Cognitive Activism foi publicado na inauguração da sua exposição solo “Rumor to Delusion” na Bienal de Veneza de 2019. Recentemente, foi professor de artes na Weißensee Kunsthochschule em Berlin (2017-2018).
 
No seu percurso tem sido orador visitante nos departamentos de arte em instituições como Brown University, GSD Harvard University, Columbia University, Princeton University, Southern California Institute of Architecture, UCLA, La Sorbonne Paris, University of Oxford e Cambridge University.
 


Open programme 2021 · Art / Thought / Sound
Warren Neidich · Noise and the Brain without Organs Art

22 ABR · 18H30 · On-Line Lecture

Moderator · Cristina Sá

Noise is prevalent in our post-industrial society. Whether presenting as the cacophony of the factory and war machine, the racket caused by the anarchic movement of cars and trucks, the clamor of grunge music emanating from loud speakers in a mall or the static clogging of information networks, noise gets a bad rap. It is usually considered offensive and something that needs to be controlled or mitigated. However, noise has another side more positive and emancipatory as it today represents a ways and means to constitute new forms of knowledge and of ways of understanding organization. This contemporary conception of noise creates new possibilities for the forms, shapes and events that characterize and acoustically shape the sound track constituting our cultural landscapes – be they real, imaginary or virtual. Where in the past noise was something to be suppressed, today it is a key concept in notions of emergence, complexity and non-linearity. Today, noise and uncertainty are embraced alongside contingency as a driving force of innovation, creativity and resistance.
 
After describing the new framework I call Activist Neuroaesthetics I want to understand a new possibility for noise as an disarticulator between the material conditions of the disruptive cultural associations and attention networks that embracing noise generates, what I refer to as the extra- -cranial brain, and the material architecture of the intra-cranial brain housed in the bony skull. Key here is the intracranial brains entanglement with and mirroring of cultural plasticity. I want to explore the emancipatory political consequences of the cacophony of indeterminacy and improvisation and its cultural logic to understand the links between it and the brains neural variation and plasticity.

BIO

Having studied photography, neuroscience, medicine and architecture, Warren Neidich brings to any discussion platform a unique interdisciplinary position that he calls “trans-thinking.” He currently uses video and neon to create cross pollinating conceptual text-based works that reflect upon situations at the border zone of art, science and social justice. His performative and sculptural work “Pizzagate Neon” (2018), a large hanging neon sculpture recently on display at the 2019 Venice Biennial, analyzed the relations of Fake News, networked attention economy, evolving techno-cultural habitus, and the co-evolving architecture of the brain.
 
His recent conceptual project Drive-By-Art (Public Sculpture in This Moment of Social Distancing) just opened on the South Fork of Long Island and Los Angeles to acclaim including reviews in The New York Times, Hyperallergic, The Art Newspaper, Time Out and Los Angeles Magazine. He is founder and director of the SaasFee Summer Institute of Art (2015-), a theory intensive postgraduate course that attracts students worldwide operating in Los Angeles, New York City and Berlin.
 
In 1996, he founded www.artbrain.org and the Journal of Neuroaesthetics which is still active today including a recent issue on “Art and Telepathy.” He is a recipient of the Vilem Flusser Theory Award, Transmediale, AHRB/ACE Arts and Science Research Fellowship, Bristol and a Fulbright Scholarship. Additionally, he was a tutor in the departments of visual art, computer science and cultural studies at Goldsmiths College (2004-2008) where, in collaboration with the Center for Cultural Studies, he created the first conference on Neuroaesthetics (2005), as well as a Department of Neuroaesthetics (2005-2008). As a remote research fellow at TU Delft School of Architecture he coedited (with Deborah Hauptmann) Cognitive Architecture: From Biopolitics to Noo-Politics. Thereafter, he edited three volumes of the Psychopathologies of Cognitive Capitalism, published by Archive Books, and Neuromacht, published in German by Merve Verlag. His Glossary of Cognitive Activism was published for the opening of his solo exhibition “Rumor to Delusion” at the 2019 Venice Biennial. Recently, he served as Professor of Art at Weißensee Kunsthochschule in Berlin (2017-2018).
 
He has been a visiting lecturer in art departments at Brown University, GSD Harvard University, Columbia University, Princeton University, Southern California Institute of Architecture, UCLA, La Sorbonne Paris, University of Oxford and Cambridge University.