Técnicas de Desconfinamento · Ciclo de Cinema e Videoarte · Sessão #3

24.06.2020 17:00

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

24.06.2020 17:00 Técnicas de Desconfinamento · Ciclo de Cinema e Videoarte · Sessão #3 Link: https:///pt/central-eventos/tecnicas-desconfinamento-ciclo-cinema-e-videoarte-sessao-3

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto
 
Técnicas de Desconfinamento
Ciclo de Cinema e Videoarte 
Sessão #3 · 24 JUN · 17H · Facebook EA
 
O Ciclo de Cinema e Videoarte continua com o filme Evergreen (2014) de Sasha Litvintseva.
 
A sessão esteve disponível durante 24H. Abaixo é possível ver o ensaio audiovisual que introduziu a sessão.
 
Sinopse
 
Evergreen explora as continuidades entre a objetificação visual e material e a instrumentalização do mundo natural. O património torna-se espetáculo, e espetáculo torna-se património e a natureza assume o controlo de ambos. Passado e o futuro entram em colapso perante o documentar incessante, o que não impede a amnésia subsequente.
 
Sasha Litvintseva
 
Sasha Litvintseva é uma realizadora e escritora, cujo trabalho se situa nos limiares incertos entre perceptível e transmissível, organismo e meio ambiente e entropia e quantificação, na interseção entre media, ecologia e história da ciência. Presentemente, está envolvida num projeto colaborativo de longo prazo com Beny Wagner.
Os seus trabalhos foram já exibidos por todo o mundo, incluindo apresentações a solo no Institute of Contemporary Art, Londres; Berlinische Galerie, Museu de Arte Moderna de Berlim; Museu de Arte Contemporânea, Chicago; Union Docs, Nova Iorque; os seus filmes foram exibidos nos festivais da Berlim, Roterdão, Courtisane, Cinema Du Reel, RIDM, Ann Arbor, Alchemy; teve também apresentações em grupo nas bienais MUMOK de Viena, Museu de Arte Moderna de Moscovo, Sonic Acts, Berlin Atonal e Videobrasil, Moscovo Young Art, Wroclaw Media Art e Venice Architecture, entre muitos outros.
 
É professora de teoria e prática do cinema na Universidade Queen Mary de Londres e tem um doutorado em media, comunicação e estudos culturais pela Goldsmiths. Tem artigos publicados em numerosas revistas académicas, bem como vários livros publicados.