Ralf Baecker · Masterclass

19.11.2020 18:00
Auditório Ilídio Pinho

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

19.11.2020 18:00 Ralf Baecker · Masterclass Link: https:///pt/central-eventos/ralf-baecker-masterclass

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Auditório Ilídio Pinho

 

19 NOV · 18H · Auditório Ilídio Pinho
Masterclass com Ralf Baecker 
Moderação Cristina Sá

Ralf Baecker estará em conversa via Zoom com a professora Cristina Sá. Nesta sessão, o artista – que apresenta a sua primeira exposição em Portugal no gnrationfloating codes – irá falar da forma como cria representações e especializações de processos digitais e tecnológicos na sua prática artística.

Ralf Baecker oferece um ponto de vista poético por trás das superfícies da produção de imagens contemporânea. Com uma perspetiva da arqueologia dos media, o artista procura em aparelhos obsoletos traços e funções que ainda possam ser detetáveis em tecnologias contemporâneas. Baecker não entende a tecnologia como uma ferramenta mas antes como um instrumento epistemológico, como forma de colocar questões elementares sobre o mundo percebido através de impressões tecnológicas.

Acesso: Livre para alunos da Escola das Artes. Para visitantes externos mediante marcação em artes@porto.ucp.pt.

 

Coorganização:


Ralf Baecker (*1977 Düsseldorf, Germany) é um artista que trabalha na interface entre arte, ciência e tecnologia. Através de instalações e máquinas, Baecker explora mecanismos fundamentais de new media e tecnologias. Baecker recebeu múltiplos prémios pelo seu trabalho, incluíndo o grande prémio do Japan Media Art Festival in 2017, uma menção honorária no Prix Ars Electronica em 2012 e 2014, o segundo prémio no VIDA 14.0 Art & Artificial Life Award em Madrid, uma bolsa de produção do Stiftung Kunstfond Bonn, o fundo de trabalho Stiftung Niedersachsen Media Art 2010, entre outros.

 
O seu trabalho foi apresentado em festivais e exposições internacionais, tais como a Trienal Internacional de New Media Art 2014 em Beijing, Künstlerhaus Wien, ZKM | Center for Art and New Media in Karlsruhe, Martin-Gropius-Bau in Berlin, WINZAVOD Center for Contemporary Art in Moscow, Laboral Centro de Arte in Gijon, Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB), NTT InterCommunication Center in Tokyo, Kasseler Kunstverein e Malmö Konsthall.
 
Desde 2016 é professor de Design Experimental de Novas Tecnologias no programa de Media Digital na University of the Arts Bremen.