Palavra, Ferro e Fogo – A Partir da Obra de Rui Chafes

30.04.2021 18:00 — 14.06.2021 18:00
Auditório Ilídio Pinho

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

30.04.2021 18:00 14.06.2021 18:00 Palavra, Ferro e Fogo – A Partir da Obra de Rui Chafes Link: https:///pt/central-eventos/palavra-ferro-e-fogo-partir-obra-rui-chafes

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Auditório Ilídio Pinho

 

Palavra, Ferro e Fogo
A Partir da Obra de Rui Chafes

30 ABR, 19 MAI e 14 JUN · 18H
Auditório Ilídio Pinho

No contexto da exposição Studentato – uma parceria entre Fundação de Serralves, a Federação Académica do Porto e a Universidade Católica Portuguesa –, presente no campus UCP com a escultura de Rui Chafes, Secreta Soberania (Até que chegue o nosso doce reencontro) e Secreta Soberania (Quando te vejo o mundo à nossa volta deixa, por momentos, de existir)., a Escola das Artes apresenta um programa paralelo a partir da obra de Rui Chafes.

 

Programa:
30 ABR · 18H · 
Apresentação do filme Durante o Fim (2014) de João Trabulo, seguida de uma conversa entre Rui Chafes, a curadora Joana Valsassina e Nuno Crespo
19 MAI · 18H · Apresentação de Pedro Mexia + info
14 JUN · 18H · Apresentação de Rosa Maria Martelo
 

Acesso reservado de acordo com as instruções da Direção-Geral de Saúde às instituições de Ensino Superior. Para mais informação pf contacta: artes@porto.ucp.pt.

 


 
 


Prémio Pessoa em 2015, Rui Chafes (Lisboa, 1966) é um nome consagrado no circuito nacional e internacional de Arte Contemporânea, expondo com regularidade desde os anos 80. A sua obra, de grande depuramento formal e fortemente auto-reflexiva sobre a arte e o objeto artístico, pauta-se  por frequentes referências às temáticas e à estética do romantismo alemão, interesse que tem explorado ainda através do exercício de tradução de Novalis, um dos seus autores favoritos, e que frequentemente interpela os seus trabalhos. Expôs individualmente em importantes instituições e eventos, como Museu de Serralves, Bienal de São Paulo, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Colecção Berardo, S.M.A.K, Folkwang Museum, Nikolaj Copenhagen Contemporary Art Center, Fondazione Volume!, Fundação Eva Klabin ou Hara Museum.
 

 

 


Parceiros: