Masterclass · Porto/Post/Doc · Erika Balsom

26.11.2021 18:30
Auditório Ilídio Pinho | Edifício das Artes / Arts Building | Campus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

26.11.2021 18:30 Masterclass · Porto/Post/Doc · Erika Balsom Link: https:///pt/central-eventos/masterclass-portopostdoc-erika-balsom

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz | Auditório Ilídio Pinho

 

 

Masterclass Porto/Post/Doc 

Erika Balsom

26 NOV 2021 · 18h30 · Auditório Ilídio Pinho

Ideias Para Adiar o Fim do Mundo · Approaching James Benning

 
Quando James Benning começou a fazer filmes, afirmou sentir-se "como um artesão". De facto, a princípio ele não tinha qualquer formação técnica. Tinha, isso sim, dois diplomas em Matemática, algo que os críticos mencionam quando pretendem destacar o rigor de filmes como Ten Skies e One Way Boogie Woogie. O realizador adora rodagens fortemente marcadas regras - mas não como um fim em si mesmo. A precisão formal do seu cinema nunca foi formalista, é antes uma forma de aguçar o olhar e encontrar liberdade nas restrições. Ao longo de cinquenta anos, o artista filmou crónicas da hegemonia e contra-hegemonia americanas, produzindo uma história não convencional da colonização, da violência racial, do uso das terras e do sentimento de despertença.
 
A masterclass integra a programação do Porto/Post/Doc: Film & Media Festival e ocorrerá na sexta-feira, dia 26 de Novembro, 18:30, na Escola das Artes. 
 
Erika Balsom · Professora de estudos fílmicos no King’s College, em Londres, é autora de quatro livros, sendo o mais recente, Ten Skies, integralmente dedicado ao filme homónimo de James Benning. Os seus artigos científicos foram publicados em revistas como Screen, Cinema Journal e Grey Room. É também crítica, escrevendo regularmente para a Artforum, 4Columns e CinemaScope.

 

Acesso: Entrada livre sujeita à lotação do espaço.
O evento decorrerá seguindo as orientações das autoridades sanitárias e de trabalho relativamente aos procedimentos e práticas de segurança e à saúde no contexto da pandemia COVID-19. No local estão em vigor as seguintes regras:
  • Utilização obrigatória de máscara
  • Desinfecção das mãos com álcool-gel à entrada (disponível no local)
  • Registo de participantes à entrada
  • Distanciamento entre lugares
  • Medição de temperatura