Generative Art Workshop

25.05.2022 15:00
Edifício das Artes / Arts BuildingCampus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

25.05.2022 15:00 Generative Art Workshop Link: https:///pt/central-eventos/generative-art-workshop

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz

Generative Art Workshop

25 MAI 
15h-19h
apenas para alunos da Escola das Artes


 

 

Tradicionalmente, o mercado de arte é considerado exclusivo e de difícil acesso. A tendência recente para os NFTs (non-fungible token) abriu o mercado da arte e admitiu incluir agentes fora da tradicional cena artística, mas envolvendo investimentos avultados. Esta transformação do mercado já foi reconhecida pelos principais agentes, colecionadores e instituições como as leiloritas Phillips, Sotheby's ou Christie's que colocaram os NFTs no portfólio de obras que apresentam aos seus clientes. Só no último ano, o volume de transações em mercados e coleções de arte associados a contratos inteligentes NFT ultrapassou os 40 biliões de dólares em criptomoedas.  
 
Os NFTs de arte generativa são os que mais têm captado a atenção dos investidores e têm sido negociados por centenas de milhares de dólares. 
 
Mas o que é exatamente a arte generativa? Como se articula com NFTs?  O que significa esta tendência para o mercado de arte? Haverá uma adoção em massa dos NFT pelo mercado, museus e curadores ou, pelo contrário, sofrerão uma rejeição a longo prazo? 
 

No dia 25 de maio, os alunos da EA terão a oportunidade de participar de um workshop sobre estas temáticas com o artista e desenvolvedor criativo canadiano Matt DesLauriers

No dia 26 de maio terá lugar em Serralves o Generative Art Seminar. Mais informação aqui.

 

 


NOTA BIOGRÁFICA
Website do artista

  Matt DesLauriers é um artista e programador criativo nascido no Canadá que agora vive em Londres, Reino Unido. As suas instalações interativas foram exibidas em eventos especiais no Museu do Louvre em Paris e na Galeria de Arte de Ontário em Toronto. O seu trabalho fez parte do Winter Lights Festival de 2019 de Reykjavik na Islândia e da Winter Light Exhibition de 2018 do Ontario Place Park em Toronto. Matt é ativo na comunidade de código aberto e deu inúmeras palestras, aulas e workshops sobre codificação criativa, inclusive na UCL Bartlett School of Architecture em Londres, FITC em Toronto e Amsterdão, Frontend Masters em Minneapolis e GROW em Paris.

Matt DesLauriers is a Canadian-born artist and creative coder now living in London, UK. His interactive installations have been displayed in special events at the Louvre Museum in Paris and the Art Gallery of Ontario in Toronto. His work was part of Reykjavik’s 2019 Winter Lights Festival in Iceland and Ontario Place Park’s 2018 Winter Light Exhibition in Toronto. Matt is active in the open source community and has given numerous talks, classes and workshops on creative coding, including at UCL Bartlett School of Architecture in London, FITC in Toronto and Amsterdam, Frontend Masters in Minneapolis, and GROW in Paris.

 


Organização: 
André Baltazar (CITAR / CCD - Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa)
Benjamin Chandler (Phillips)
Maura Marvão (Phillips)
Nuno Crespo (CITAR / CCD - Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa)
Sofia Garcia (ARTEXCODE)

Escola das Artes, CITAR e CCD em parceria com Fundação de Serralves e Phillips