Católica Porto produz e apresenta documentário sobre Telmo Ferraz

12.12.2013 21:30
Auditório Ilídio Pinho | Campus Foz

12.12.2013 21:30 Católica Porto produz e apresenta documentário sobre Telmo Ferraz Link: https:///pt/central-eventos/catolica-porto-produz-e-apresenta-documentario-sobre-telmo-ferraz

Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz | Auditório Ilídio Pinho

A estreia deste documentário - “Telmo Ferraz: Mibangas e Frutos” - realiza-se no âmbito das comemorações dos 50 anos da Obra da Rua (Casa do Gaiato) em Angola. A longa-metragem - produzida pela Escola das Artes da Católica Porto - percorre a vida de Telmo Ferraz, sacerdote da Diocese de Bragança-Miranda, ao serviço da Obra da Rua. Realizado por Henrique Manuel Pereira, docente da Escola das Artes, o filme tem a duração de 90 minutos e integra testemunhos de familiares, amigos e admiradores de Telmo Ferraz e de cerca de 30 personalidades, entre os quais os bispos António Marcelino e António Francisco.
“Mibangas e Frutos” revisita a profunda e inesquecível ação de Telmo Ferraz, aquando da construção da barragem de Picote, junto dos trabalhadores mais desfavorecidos e doentes. Acompanha-o, ainda, no seu trabalho pastoral em Cambambe, Angola, na construção de uma aldeia de leprosos, bem como, a partir de 1963, na sua condição de Padre da Rua, na génese e desenvolvimento da Casa do Gaiato de Malanje. O documentário reflete, igualmente, sobre a sua obra escrita, desde o célebre “Lodo e as Estrelas” – proibido pela PIDE –, até ao mais recente “Pelo Caminho das Tipóias”. “Um sábio recolhido na sua humildade”, “Um santo escondido, que vive escondido no mundo”, “Um homem que existiu e existe como dádiva para os outros”. São apenas algumas das expressões proferidas em “Telmo Ferraz: Mibangas e Frutos”. O DVD e o livro com o argumento da obra passam a estar disponíveis para venda no dia de estreia do documentário.

Ficha técnica:

Realização: Henrique Manuel Pereira
Produção: Henrique Manuel Pereira
Investigação, Entrevistas e Argumento: Henrique Manuel Pereira
Operadores de Câmara: Afonso Nunes, Catarina Guiomar, Leonor Reis, Luís Pedro Monteiro, Luís Sousa, Miguel Vieira, Nuno Afonso, Pedro Moreira
Edição: Joana Baptista, Natacha Oliveira, Henrique Manuel Pereira
Animação (2D): Ana Rita Novais, Catarina Coimbra
Efeitos Visuais: Afonso Nunes
Pós-Produção de Vídeo: Miguel Vieira
Design de Som: Bruno Santos, Manuel Costeira
Locução: Henrique Manuel Pereira
Grafismo: Pedro Cascalheira