Aula Aberta · Rosângela Rennó

28.04.2022 18:30
Auditório Ilídio Pinho | Edifício das Artes / Arts Building | Campus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

28.04.2022 18:30 Aula Aberta · Rosângela Rennó Link: https:///pt/central-eventos/aula-aberta-rosangela-renno

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz | Auditório Ilídio Pinho

Aulas abertas 2022

Rosângela Rennó · Do analógico ao digital, sem preconceitos, sem hierarquias, contra a ignorância estrutural

28 ABR · 18H30

Conferência aberta ao público

 

A quinta sessão do ciclo 2022 de Aulas Abertas decorre no dia 28 de abril, às 18h30, no Auditório Ilídio Pinho. A convidada é a artista brasileira Rosângela Rennó.

O tema da sessão será Do analógico ao digital, sem preconceitos, sem hierarquias, contra a ignorância estrutural.

Partindo da apropriação e releitura de arquivos fotográficos, públicos e particulares, ou reinventando modos de arquivamento de imagens, Rosângela Rennó vem discutindo há mais de 30 anos o estatuto da fotografia e sua transformação, do modelo analógico ao digital. Na aula aberta do dia 28 de abril, Rennó apresentará uma seleção de trabalhos de diferentes épocas, realizados a partir de imagens de acervos históricos, que colocam em evidência as políticas de amnésia e da ‘ignorância estrutural’, percebidas tanto no Brasil quanto em outros países que têm uma considerável herança colonial.  

A obra de Rosângela Rennó é marcada por apropriação de imagens descartadas, encontradas em mercados de pulgas e feiras, e pela investigação das relações entre memória e esquecimento. Em suas fotografias, objetos, vídeos ou instalações, trabalha com álbuns de família e imagens obtidas em arquivos públicos ou privados. Expôs suas obras individualmente em diversos países e instituições, por exemplo, Pinacoteca de São Paulo, Cristina Guerra Contemporary Art, Photographers’ Gallery, Instituto Moreira Salles, Centro Atlántico de Arte Moderno CAAM,  Museum of Contemporary Art MOCA, Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros. +info

 
Rosângela também vai ministrar um workshop para os alunos da Escola das Artes.

O programa das Aulas Abertas 2022 da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto integra artistas, investigadores e ativistas de áreas e contextos distintos. Os encontros têm como objetivo contribuir para os debates contemporâneos que circundam as práticas artísticas e o pensamento crítico. 
Já estão confirmadas as aulas abertas com Filipa Lowndes Vicente (12 de maio), Jessica Sarah Rinland (19 de maio) e Marinho de Pina (26 de maio).

As Aulas Abertas são de entrada gratuita e realizar-se-ão no Auditório Ilídio Pinho todas as quintas-feiras (18h30), entre fevereiro e maio de 2022, na Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa.

 


BIO
Rosângela Rennó nasceu em Belo Horizonte (Brasil, 1962). Vive e trabalha no Rio de Janeiro. É formada em arquitetura pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (1986) e em artes plásticas pela Escola Guignard, Belo Horizonte (1987). É doutora em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo (1997).
Fez exposições individuais em instituições como Pinacoteca de São Paulo, Cristina Guerra Contemporary Art, Mor Charpentier, Instituto Moreira Salles, Centro Atlántico de Arte Moderno CAAM, Fundação Calouste Gulbenkian, entre outras. +info