Aula Aberta com Rainer Bellenbaum e Sabeth Buchmann | 12 de outubro

12.10.2018 17:00 — 12.10.2018 19:00
Auditório Ilídio Pinho | Campus Foz

12.10.2018 17:00 12.10.2018 19:00 Aula Aberta com Rainer Bellenbaum e Sabeth Buchmann | 12 de outubro Link: https:///pt/central-eventos/aula-aberta-com-rainer-bellenbaum-e-sabeth-buchmann-12-outubro

Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz | Auditório Ilídio Pinho

Os investigadores Rainer Bellenbaum e Sabeth Buchmann estarão na Escola das Artes para conduzir um workshop - "Entre o Acting e a Performance. Modos de Ensaio nos de Filmes de Pedro Costa e outros" - com os alunos do Mestrado de Som e Imagem (especialização Cinema) e Pós-Graduação em Arte Cinemática. Rainer Bellenbaum é teórico, cineasta e professor na University for Applied Arts, Viena; Sabeth Buchmann é membro do Advisory Board da Escola das Artes e professora Academia de Belas Artes de Viena

Para além deste workshop, apresentarão uma aula aberta:

12 de outubro | 18h00 | Auditório Ilídio Pinho | Entrada Livre
Aula Aberta
Modes of Rehearsal in Film - Action or Performance?
The mode of rehearsal informs the dramaturgy of modern cinema. Looking at fiction as well as documentary we will discuss different kinds of relations between expressive action and nondramatic performance.

Notas biográficas:
Rainer Bellenbaum (Berlim), é investigador dos média, professor, cineasta, escritor. Nascido em Mülheim a.d. Ruhr, Alemanha. Desde 1988, radicado em Berlim. Docente da University for Applied Arts, Viena et al. Entre as publicações mais recentes contam-se: “Kinematografisches Handeln. Von den Filmavantgarden zum Ausstellungsfilm” (2013); “The Rehearsal in Film: From the Focus on Results to a Space of Experience”, in Sabeth Buchmann u.a. (eds.), “Putting Rehearsals to the Test” (2016). Críticas e entrevistas foram publicadas mais recentemente por Texte zur Kunst, Berlim (setembro de 2018), Eikon, Viena (setembro de 2018). Os seus documentários e filmes experimentais são editados por arsenal distribution, em Berlim; Festival Internacional de Curtas-Metragens, Oberhausen et al. De 1993 a 1999, fez reportagens de TV para a ZDF e a Deutsche Welle.

Sabeth Buchmann (Berlim / Viena), é historiadora e crítica de arte, e professora de História da Arte Moderna e Pós-moderna na Academia de Belas Artes de Viena. É coeditora da PoLyPen, uma série sobre crítica de arte e teoria política (b_books, Berlim). Publicações (seleção): Coeditora de Putting Rehearsals to the Test. Practices of Rehearsal in Fine Arts, Film. Theater, Theory, and Politics (2016, com Ilse Lafer e Constanze Ruhm); Hélio Oiticica, Neville D'Almeida and others: Block-Experiments in Cosmococa. (London 2013, coautor: Max Jorge Hinderer Cruz), Coeditora de Film Avantgarde Biopolitik (Viena 2009, com Helmut Draxler e Stephan Geene), Denken gegen das Denken. Produktion – Technologie – Subjektivität bei Sol LeWitt, Yvonne Rainer und Hélio Oiticica (Berlim 2007); coeditora Art After Conceptual Art (Cambridge / Mass. 2006, com Alexander Alberrro).