Vincent Moon

ENGLISH

 

17 JUN · 18H30 · Vincent Moon
Para uma Não Dualidade (2021, Artes e Realidades) – Cultura de Remistura, Cinema Sónico e Apropriações no Domínio Cósmico
Performance

Moderador · Pedro Alves


Uma experiência visual e musical guiada por Mathieu ‘Vincent Moon’ Saura fundindo palavras sobre os domínios de realidade em fusão, uma experiência live cinema improvisada, e uma exploração de estados planetários de consciência modificatos através dos seus documentários sobre rituais e corpos, parte da coleção Petites Planètes collection. Uma performance rara criada especificamente para a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. 

BIO

Mathieu Moon Saura, também conhecido por ‘Vincent Moon’, é um realizador independente e explorador sónico de Paris. Desde 2009 ele tem viajado pelo mundo, realizando filmes etnográficos-experimentais, gravando músicas tradicionais e sagradas, filmando rituais religiosos e shamánicos, para a editora Petites Planètes. O seu trabalho explora estados transcendetes usando imagens e sons, bem como aspetos ritualísticos de sociedades e comunidades. Moon assumiu um papel de destaque em meados dos anos 2000 como realizador principal dos Take Away Shows da La Blogothèque. O projeto alojado na web de gravações de músicos e bandas apresentando o seu trabalho em locais inesperados levou o New York Times a nomear Moon como o "re-inventor do video musical". Ao longo da sua carreira, ele tem estado fortemente ligado a músicos de todos os contextos. Ele documentou tudo desde música roque para estádios até músicas a capella de aldeia, desde experimentações em eletrónica a rituais de transe. Ele disponibiliza todo o seu trabalho – filmes e gravações audio – acessíveis através da internet, sob licenças open source. 

website

BACK TO INTRODUCTION | BACK TO PROGRAMME 2021