Amina Abbas-Nazari

ENGLISH

18 MAR · 18H30 · Amina Abbas-Nazari
Aventuras Fonocêntricas no Design de Ficção

 (On-Line Lecture)

Moderador · João Pedro Amorim


O som no campo do design é tradicionalmente usado como acompanhamento de interações baseadas numa componente visual, ou para amplificar a experiência de utilizador. Esta investigação e apresentação irá apresentar na Escola das Artes exemplos da elevação do som a meio de expressão primário dentro das práticas de design.

O atual foco do projeto é a observação e utilização das qualidades sónicas da voz enquanto material para investigação e prática de design para criticamente investigar o contexto da AI enabled machine listening, enquanto especulando sobre possíveis encontros poéticos com a tecnologia. A urgência desta investigação é significada pelas capacidades em crescimento exponencial do machine listening e pelo crescente uso da voz como modo principal da interação entre humanos e computadores. É dada consideração ao pensamento sobre como o som pode oferecer alternativas para conceptualizar e problematizar alguns dos aspetos nocivos e prejudiciais das tecnologias contemporâneas e emergentes de Inteligência Artificial. 

Prática vocal experimental e expandida é usada como método para investigar o potencial vocal e é usada como material para imaginar, encorporar e prototipar ideias de design. As qualidades sónicas da voz são exploradas através da forma como são enformadas pela arquitetura corporal, ambiental e digital numa investigação entrelaçada da esfera sónica da experiência, inteligência e conhecimento humanos.

 


BIO
Amina tem um MA Design Interactions no Royal College of Art (Londres) e trabalha dentro dos domínios do design especulativo e da ficção de design. Ela é também uma cantora com formação e estes dois mundos colidem no doutoramento que ela está a desenvolver, também na Escola de Comunicação do RCA. O trabalho de Amina preocupa-se com investigação practice-led que possa ser aplicada ao pensamento em torno de tecnologias emergentes. Em particular, descrevendo o que o som pode oferecer às disciplinas de design atravésde metodologias ficcionais. Ela é Bolseira de Investigação no RCA, trabalhando no projeto EPSRC, financiado pelo Citizen Naturewatch, e é um membro do coro MUSARC, uma plataforma de investigação e de eventos baseada na Universidade Metropolitana de Londres, explorando a relação entre arquitetura e som.

website