Salomé Voegelin

ENGLISH

 

 

11 MAR · 18H30 · Salomé Voegelin
Conhecer a Partir do Invisível 

On-Line Lecture

Moderador · Daniel Ribas

 



O conhecimento convencional está ancorado na compreensão visual como ideologia de perceção. É baseado na nossa confiança no que vemos, enquanto que o vemos confirma essa confiança através do relacionamento entre taxonomias e o léxico que verificam o que é que sabemos em enquadramentos referenciais, construindo uma tautologia entre realidade e a sua descrição. Nesse sentido, nós somos alfabetizados e aculturados visualmente: sabemos como "ler" e compreender o mundo e a arte através da forma como vemos, como objetos e em linguagem.

O som, como material e conceito, entra por entre as certezas desta estrutura. A sua variabilidade efémera abrem sentidos diferentes no que vemos e permitem outras possibilidades para a sua interpretação: pluralizando o visto a partir do invisível "entre", onde não existe nada mas tudo soa em conjunto; e onde o corpo ouvinte se torna um dispositivo epistemológico para um conhecimento sensorial do ininteligível, o indizível, o irracional e o informe.

Neste seminário iremos explorar o sentido e a form do "conhecimento sónico" e discutir o que poderá trazer para o discurso e para a nossa compreensão do mundo, da arte e de nós próprios. O objetivo não é desprezar o visual, mas vê-lo sob uma luz diferente; e a intenção não é ignorar interpretações difíceis ou perigosas, mas realizar a construção de todas as formas de conhecimento.


BIO
Salomé Voegelin é uma artista, autora e investigadora comprometida com a audição enquanto prática socio-política. Ela escreve ensaios, livros e partituras de texto para performances e publicações. Mais recentemente, o seu livro Sonic Possible Worlds teve uma segunda edição que continua o trabalho de Voegelin na exploração da possibilidade sónica do mundo na possibilidade e impossibilidade sónica do corpo, repensando construções normativas para fabular um corpo diferente do seu som.

A sua prática envolve abordagens participatórias, coletivas e comunitárias. Juntamente com Mark Peter Wright, ela organiza o evento regular de audição e produção sonora transdisciplinar Points of Listening; e desde 2008 ela colabora com David Mollin (Mollin+Voegelin) numa prática em que se reconsideram atualidades socio-políticas, arquitetónicas e estéticas e sítios através da possibilidade do som, das coisas, das vozes e dos textos.

Como investigadora ela trabalha na frente de uma nova economia cognitiva estabelecida pelos estudos sonoros e pela arte sonora. Ela é investigadora principal do conselho de investigação financiado Listening across Disciplines II que se vira para o invisível e a dimensão móvel do mundo para explorar o seu potencial transdisciplinar. Voegelin é professora de som na London College of Communication, na University of the Arts London, e representa atualmente a cadeira de Sound Studies na University of Fine Arts Braunschweig. 

website