Objetivos gerais desta UC prendem-se à aprendizagem das competências de planeamento e realização da fase de pré-produção de cinema, jogos, ou cinema de animação. Passam pela utilização do Desenho como ferramenta principal de reflexão e conceção do material necessário para iniciar a produção de um projeto numa das áreas enunciadas.
Objetivos específicos:
a - Utilizar corretamente a linguagem gráfica de pré-produção para cinema, jogos, ou cinema de animação;
b – Entender as fases de pré-produção, e aplicá-las ao argumento escolhido;
c - Pesquisar e coligir referências visuais relevantes para o projeto;
d – Adquirir as ferramentas gráficas necessárias para completar a conceção e planeamento de cinema, jogos, ou cinema de animação;
e - Visualizar e registar os planos que constituem o projeto, através da criação de um storyboard detalhado;
f - Conceber e realizar o tratamento visual do projeto, por via da criação do concept art;
g - Conceber personagens, através da análise de exemplos pré-existentes (Jogos e Cinema de Animação);
h - Criar alternativas de estilo (comédia, terror, drama, etc.) através de representações específicas de cada género em storyboard (Cinema);
i – Redigir um Dossier de produção que descreva de forma clara o projeto.