Resumo:
As coleções de arte pública em virtude da sua implantação em ambiente desprotegido e da sua integração em espaços onde decorrem as atividades humanas, não usufrui dos cuidados e da atenção das restantes coleções artísticas, sendo normalmente, por um lado, depreciadas e, por outro, ficando expostas ao desgaste dos agentes naturais, bem como às mutilações e danos causados pela ação humana.
Impunha-se portanto criar um organismo que se dedicasse à observação e monitorização do estado de conservação destas coleções, do acompanhamento crítico dos processos de implantação de novas peças, bem como à investigação científica das coleções existentes, de forma a contribuir para a formação de um melhor conhecimento das suas especificidades.
Partindo deste pressupostos, foi criada a Rede de Informação, Investigação e Intervenção de Arte Pública – R3iAP. Uma iniciativa do CITAR que agrega como cofundadores centros de investigação de universidades públicas e privadas do Norte, Centro e Sul do País.
Constituem objetivos da R3iAP: Recolher informação sobre obras de arte pública a nível local, regional, nacional e internacional; Construir um sistema de informação sobre arte pública a nível local, regional, nacional e internacional; Emitir pareceres e elaborar relatórios sobre obras ou programas de arte pública; Construir uma rede de parceiros nacionais e internacionais com interesses comuns e afins no âmbito da arte pública; Convidar artistas com obra relevante nestes domínios para apresentar e discutir a sua obra; Acompanhar e refletir criticamente sobre a evolução da arte pública; Pugnar pela defesa, preservação, conservação e restauro do património material e imaterial relacionado com todas as expressões e formas de arte pública, desde a estatuária até à street art, passando pela arte integrada e sem esquecer a imaginária religiosa de caráter monumental.
São parceiros da R3iAP o CITAR-UCP, do CEAU-FAUP, do CIAUD-UBI, de CIEBA-FBAUL, do HERCULES-UE, do HEI-Lab- ULHT, do ID+-FBAUP, do IHA- FCSH-UNL, da Urban Creativity-FBAUL e do VICARTE- FCT-UNL.
Estado: Em curso
Grupo de investigacao: Património e Conservação-Restauro
Tipologia: Investigação e Desenvolvimento
Investigador principal: José Guilherme Abreu
Elementos da equipa (%afetação): Frederico Henriques, Henrique Manuel Pereira, Isabel Moura Ferreira, Laura Castro, Patrícia Moreira