4ª Residência de New Media Art na OSSO

Sexta-feira, May 9, 2025 - 15:03

 

In characterizing an episode or a state as that of knowing, we are not giving an empirical description of that episode or state; we are placing it in the logical space of reasons, of justifying and being able to justify what one says.
— Wilfrid Sellars  (1956) Empiricism and the Philosophy of Mind

 

Na quarta iteração da residência Know How / Not Know That a decorrer de 19 a 24 de maio, os alunos do segundo ano do Mestrado em New Media Art, Escola das Artes — UCP, dão continuidade à exploração material dos modos como se constrói conhecimento, assumindo que “saber como” é ocupar um lugar no espaço das razões através de sistemas de diversas naturezas.

Cada projeto a ser desenolvido — sejam as morfologias escultóricas de vocação ecológica da Lei, as cartografias visuais de arquivos biográficos de Maria Inês Hortênsio, ou os exercícios de desdobramento crítico sobre a prefixação do “cinema” de Mariana Machado — encena modos singulares de inscrição nesse espaço.

Nesta constelação, a residência, seguindo a linha construtiva do programa de mestrado, constitui-se como um espaço operativo de investigação em ação — onde se testam hipóteses e fabricam mediações. Um exercício que privilegia o “saber como” e que entende a prática artística como modo legítimo de argumentação e construção inferenical.
 

lei

Lei, Abismo, 2025
– Aluna segundo ano do Mestrado em New Media Art