Spring Seminar 2025 · Politics of Curatorship

Spring Seminar 2025
Politics of Curatorship
7-9 de maio, 2025
Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa

Call for Papers: até 21 de fevereiro, 2025.
Anúncio dos resultados: até 28 de fevereiro, 2025.
Formato: presencial. Língua: inglês.

Submissão de propostas de comunicação através desta ligação. (Título + Resumo + Nota Biográfica; o Resumo e Nota Biográfica não deverão ter mais de 500 caracteres).

***

Os processos curatoriais - nas mais diversas áreas artísticas - têm-se tornando centro também das práticas de investigação artística contemporânea. Não que esse movimento seja uma novidade, mas ele tornou-se evidente com o papel do curador a ser decisivo na relação entre as obras artísticas e a comunidade. Por isso mesmo, a palavra curadoria expandiu-se do domínio das artes visuais para outros campos, como os do cinema ou do pensamento crítico. Neste Spring Seminar, discutiremos essas práticas de curadoria, a partir de estudos de caso, de relações com a história da curadoria, e experiências de novas práticas curatoriais (em especial nos campos onde essa prática é agora central).

No cerne da prática curatorial está um processo que combina a investigação teórica, um conhecimento da história particular das diferentes artes, mas também a elaboração de uma experiência para com um público potencial – seja ela a de um filme numa sala de cinema ou a combinação de objetos díspares numa galeria. Essa experiência configura o cerne do trabalho do curador e da sua relação com as obras de arte e a comunidade com a qual está a dialogar. O(A) curador(a) está num lugar interdisciplinar, jogando simultaneamente em campos como os estudos de poéticas visuais e intermédia, a investigação histórica, e as confluências teóricas do pensamento crítico. É alguém do seu tempo e do seu espaço. É, nesse sentido, um agente político, que propõe um discurso na pólis, espaço de diálogo e confronto.

Para além destas definições e da abertura do conceito em várias práticas artísticas, é também decisivo pensar a prática curatorial num mundo em profunda mudança, sobretudo em eixos como: a crise climática; a ascensão de agendas nacionalistas e de extrema-direita; o pensamento decolonial e os debates sobre reparação histórica, que nos obrigam a reaprender o sentido do mundo; por fim, o surgimento de tecnologias de inteligência artificial e a revolução das práticas de consumo cultural com as nossas novas vidas digitais. 

Como pode a prática curatorial transformar-se nestes novos contextos? De que forma ela é pensada como prática de comunidade? Como refletir o sentido do processo curatorial nos dias de hoje? Que práticas estão na vanguarda do pensamento curatorial? De que modo a curadoria pode reter uma reflexão crítica? Nos últimos anos, diversos acontecimentos no mundo artístico voltaram a trazer a dimensão política mais imediata para o espaço do museu ou do cinema. Essa reflexão é também parte importante deste Spring Seminar.

A conferência propõe-se, assim, a ser um espaço de questionamento das práticas curatoriais, propondo discutir temas como:

  • definições e epistemologias da curadoria
  • discussão crítica de práticas curatoriais (estudos de caso)
  • historiografia crítica da curadoria
  • modelos e metodologias da curadoria
  • pensar a curadoria em diferentes propostas artísticas – cinema, música, arte sonora, new media art, pensamento –, mas também no espaço clássico do museu
  • relações entre a prática curatorial e a comunidade
  • a relação entre a curadoria e os stakeholders institucionais (museus, cinemas, instituições culturais)
  • a curadoria e a sua relação com as práticas educativas e pedagógicas
  • a curadoria diante do desafio de tecnologias de IA generativa
  • a curadoria, o museu e o debate decolonial
  • a presença da curadoria como gesto de construção da própria teoria.

The Microsoft CMT service was used for managing the peer-reviewing process for this conference. This service was provided for free by Microsoft and they bore all expenses, including costs for Azure cloud services as well as for software development and support.

Agenda

Abr

14
IV Colóquio Português de Ourivesaria
Colóquio

Universidade Católica Portuguesa

Porto4150
Portugal
  • Conferências
  • Homepage